Dicas para quem viaja para o exterior pela primeira vez

Escrito por érica frança
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para quem viaja para o exterior pela primeira vez
Para aproveitar as férias, prepare tudo com antecedência (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Viajar é sempre atrelado a coisas boas, alegria e muita diversão. Mas, antes da viagem, é preciso preparar as malas e verificar a documentação. Para aproveitar bem as férias e não enfrentar nenhum problema, leia estas dicas de cuidados antes de viajar para o exterior. Se for a primeira viagem para fora do país, prepare tudo com antecedência. Assim, você evita a ansiedade e aproveita ainda mais cada etapa de preparação da sua esperada viagem.

Passaporte

Se você for viajar para países da América do Sul, que têm um acordo com o Brasil, precisará apenas da sua carteira de identidade. Ela deve estar em bom estado e ter sido emitida há menos de dez anos. Os países da América do Sul para os quais não é necessário ter passaporte para viajar são: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Caso viaje para outro país, é necessário obter um passaporte. Providencie o seu com pelo menos um mês de antecedência. Para isso, é preciso fazer o pedido no site da Polícia Federal, pagar uma taxa de R$ 156 e marcar uma entrevista na delegacia da Polícia Federal mais próxima.

Dicas para quem viaja para o exterior pela primeira vez
Peça a emissão do passaporte no site da Polícia Federal (Digital Vision/Digital Vision/Getty Images)

Visto

É preciso verificar para quais países é exigido o visto do turista brasileiro. Os Estados Unidos ainda exigem visto. Alguns dos países da Europa, que estão entre os mais visitados pelos turistas daqui, não exigem visto para quem for ficar até três meses no país. Informe-se antes, para não ter problemas para entrar no seu destino.

Dicas para quem viaja para o exterior pela primeira vez
Verifique quais países exigem visto do turista brasileiro (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Seguro-saúde

Antes de viajar, providencie um seguro-saúde, para cobrir eventuais gastos com emergências médicas. Esses seguros costumam, ainda, cobrir furtos de bagagem e traslados até o Brasil, se houver necessidade. Consultas médicas e atendimentos de emergência são caros fora do país. Por esta razão, o seguro- saúde pode fazer fugir de prejuízos consideráveis, além de garantir atendimento, caso seja necessário.

Dicas para quem viaja para o exterior pela primeira vez
Faça o seguro-saúde para casos de emergência (Chad Baker/Jason Reed/Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Língua

Aprenda as principais palavras na língua do país que for visitar, para demonstrar respeito e cordialidade ao destino. Ande com um guia ou dicionário. Leve por escrito o endereço do hotel onde vai se hospedar, para ser entregue ao taxista que o levará do aeroporto ao hotel. Tenha em mãos também os documentos que comprovem sua reserva no hotel. Isso evitará contratempos e dificuldades.

Dicas para quem viaja para o exterior pela primeira vez
Aprenda algumas palavras na língua do destino, para demonstrar respeito (Getty Images/Digital Vision/Getty Images)

Dinheiro

Especialistas recomendam que, para obter a melhor cotação média, o viajante compre a moeda do país que vai visitar com antecedência e aos poucos. Assim, ainda que você pegue uma cotação ruim em um mês, pode compensar no outro. É importante saber que, além de dinheiro em espécie, há outras opções para levar o dinheiro. O melhor é combinar todas elas. Uma das formas mais comuns é o cartão pré-pago, que funciona como um cartão de débito e pode ser recarregado com a moeda local, sempre que necessário. O cartão de crédito também pode ser utilizado, mas é preciso ficar atento ao imposto cobrado no momento de pagar a fatura – de mais de 6%. Faça uma pesquisa e verifique se seu banco permite que você faça saques no exterior e em que tipos de caixa eletrônico. Desta forma, não precisa andar com tanto dinheiro em espécie.

Dicas para quem viaja para o exterior pela primeira vez
Divida o valor que vai levar entre cartão e dinheiro em espécie (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Malas

Informe-se sobre o que pode ser levado na bagagem de mão e o que deve ser despachado. Eletrônicos e documentos vão na bagagem de mão. Produtos líquidos maiores, em embalagens com mais de 100 ml, devem ser despachados. Lembre-se também que você vai carregar suas malas entre um deslocamento e outro. Portanto, evite levar muita bagagem. Não deixe objetos de valor na mala que será despachada.

Dicas para quem viaja para o exterior pela primeira vez
Não despache produtos de valor; eles vão na bagagem de mão (Jupiterimages/Digital Vision/Getty Images)

Vacinas

Alguns países exigem vacina contra febre amarela e outros cuidados específicos. Faça uma pesquisa do local para o qual vai viajar e tome a vacina. Leve consigo remédios de uso regular, sempre com a prescrição médica.

Dicas para quem viaja para o exterior pela primeira vez
Alguns países exigem a vacina contra febre amarela (Jeffrey Hamilton/Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível