Dieta para pessoas abaixo do peso

Escrito por andrea cespedes Google | Traduzido por kelly isayama
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Dieta para pessoas abaixo do peso
Castanhas são um modo saudável de aumentar calorias (nuts image by green308 from Fotolia.com)

Estar abaixo do peso pode causar uma infinidade de problemas, tanto sociais como de saúde. Pessoas abaixo do peso podem ficar doentes com maior frequência. Mulheres nessas condições podem passar por menstruações irregulares ou infertilidade. Crianças podem ter o crescimento prejudicado, além de serem zombadas por causa da altura. Idosos abaixo do peso são mais suscetíveis à queda e mais propensos a terem dificuldades em praticar atividades do dia a dia. Homens podem sofrer de baixa autoestima. Em alguns casos, você pode precisar de orientação profissional para criar uma dieta para ganho de peso, porém porções maiores de alimentos e aumento das calorias contidas neles podem ajudar.

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Características

Uma dieta para uma pessoa abaixo do peso deve, pelo menos, incluir as três refeições diárias padrões. Além disso, você deve planejar comer de três a quatro lanches substanciais. Ao invés de se voltar para comidas como o fast food, mantenha em sua dieta alimentos saudáveis, mas que são naturalmente calóricos, como grãos, óleos vegetais, castanhas, sementes, vegetais amiláceos e frutas secas. Alguns profissionais da saúde irão recomendar o consumo de laticínios gordurosos e adição de impulsionadores de calorias, como germens de trigo, leite em pó seco e queijo.

Requisitos calóricos

Adicionar calorias diariamente pode te ajudar a ganhar peso. Você deve aumentar seu consumo calórico, acima da quantidade que você queima por dia - um aumento de 500 calorias por dia devem fornecer um ganho de aproximadamente 450 gramas por semana. Dietas variando entre 2.500 a 6.000 calorias podem ser necessárias, dependendo da sua idade, sexo e nível de atividade. Você pode acrescentar calorias aumentando o tamanho de porções e escolhendo comidas mais calóricas. Por exemplo, escolha granola ao invés de cereais em flocos no café da manhã, ensopado denso ao invés de caldos de carne no almoço, e opte por pães integrais ao contrário de pães comuns no jantar.

Sugestões para as refeições

A quantidade de alimento que você precisa para se servir em refeições depende de quantas calorias seu corpo requer diariamente. Para uma dieta de 4.000 calorias, por exemplo, você teria que comer cerca de 850 calorias em cada refeição. Um café da manhã de 850 calorias pode incluir duas fatias de torrada integral com duas colheres de sopa de manteiga de amendoim, um omelete de 3 ovos com aproximadamente 40 gramas de queijo chedar e legumes sauteé, e aproximadamente 300 ml de suco de laranja. Para o almoço, você poderia comer 2 xícaras de frango apimentado com 1/4 de xícara de mussarela desfiada. Ao lado, tenha 1/2 abacate amassado com suco de limão e alho, e uma porção de tortilhas assadas. Um jantar de 850 calorias pode incluir aproximadamente 130 gramas de salmão grelhado, uma batata doce assada grande, 3 xícaras de salada verde misturadas com 1 colher de sopa de azeite de oliva e duas mini broas de trigo.

Lanches

O tamanho do seu lanche depende da quantidade de calorias você quer obter, mas para um modelo de dieta de 4.000 calorias, busque comer cerca de 480 calorias em cada uma das três vezes. Obtenha essas calorias de alimentos como castanhas, um combinado de frutas secas e grãos, granola, carnes magras, grãos integrais, manteiga de amendoim, iogurte e pães. Exemplos de lanches de 480 calorias incluem 80 gramas de frango em duas fatias de pão integral, com tomate picado e 40 gramas de queijo; uma vitamina feita com 1 xícara de leite com baixo teor de gordura, 1 xícara de mirtilos, 1 concha de pó proteico, 1/2 colher de sopa de óleo de semente de linhaça e 1 banana grande; ou 40 gramas de amêndoas torradas mosturadas com 1/2 xícara de uvas passas.

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