A dieta após a remoção do rim

Escrito por andrea lott haney | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Os médicos recomendam a nefrectomia (remoção de um dos dois rins do corpo) para um paciente com doença no rim ou uma pessoa disposta a doar um rim para um outro paciente. Uma pessoa pode viver uma vida normal com um rim saudável e, se o rim remanescente mantém a função completa, o médico pode recomendar algumas restrições alimentares após o período de recuperação da cirurgia. Caso contrário, o paciente terá uma dieta saudável para preservar a função remanescente no rim único.

Outras pessoas estão lendo

Durante a recuperação no hospital

Se você passar por uma nefrectomia, a equipe médica fornecerá nutrientes e fluidos através de um IV para o primeiro dia ou dois. O sistema digestivo precisa de tempo para se recuperar após uma cirurgia de grande porte. Você pode ter um cateter inserido em seu corpo por algumas horas para esvaziar a bexiga. Alguns pacientes toleram beber pequenas quantidades de fluido ou chupar cubos de gelo na primeiras 24 horas após a cirurgia.

Dentro de alguns dias, o paciente que teve um rim retirado começará uma dieta líquida, que ajuda o sistema digestivo a voltar para sua função normal. Informe a equipe médica sobre qualquer constipação durante esse período. É importante manter a evacuação normal enquanto se recupera de uma nefrectomia, sendo assim o médico pode prescrever um laxante. Beba muita água para ajudar a prevenir constipações.

Quando o sistema digestivo voltar a funcionar normalmente, dentro de alguns dias, você poderá começar a comer alimentos normais. Comece com calma a comer alimentos simples e agradáveis. Evite frituras ou comidas condimentadas. O estresse e ansiedade da cirurgia ou a recuperação de estirpes do sistema digestivo exigem uma dieta leve.

Em casa

Quando estiver pronto para ser liberado do hospital, o médico irá lhe informar se precisa fazer uma dieta especial. Em geral, após a nefrectomia, todos os pacientes devem beber muito líquido. Isso permite que o rim remanescente mantenha os fluidos em movimento através do corpo.

Pacientes com um rim saudável remanescente podem retornar a uma dieta normal. Em geral, uma dieta baixa em sódio é boa para o corpo inteiro, incluindo os rins, no caso, recomendado por um médico para um paciente com apenas um rim. Escolha frutas e vegetais frescos, evite alimentos processados e embalados e verifique os rótulos para evitar o sódio. Prefira comidas condimentadas como alho, ervas, suco de limão e pimenta, em vez de sal e molho de soja. Evite álcool e pare de fumar para auxiliar o processo de cura do corpo.

Se você tiver doença renal persistente ou função renal reduzida após a remoção do rim, o médico pode prescrever uma dieta especial para a saúde renal. Uma dieta para a doença renal crônica reduz sódio, potássio, proteína e fluidos. Evite substitutos de sal, muitos dos quais contêm potássio, e prefira misturas de ervas. Como muitos alimentos são ricos em cálcio, como laticínios, eles também são ricos em potássio e fósforo. Seu médico pode prescrever medicamentos para evitar perda de cálcio dos ossos. Coma mais vegetais, gorduras e açúcares para evitar a perda de peso e siga as orientações nutricionais para garantir que seu corpo receba uma nutrição adequada e mantenha um peso saudável.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível