Dieta e dicas de saúde pós-parto para mães que fizeram cesárea

Escrito por sumei fitzgerald | Traduzido por luciana ferraz
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Dieta e dicas de saúde pós-parto para mães que fizeram cesárea
Uma cesárea é uma grande cirurgia (mother and baby drinking breast-milk image by hans slegers from Fotolia.com)

A cesárea é uma grande cirurgia abdominal, alerta o site do hospital americano "California Pacific Medical Center," então, as futuras mamães devem lembrar-se que terão de recuperar-se desta cirurgia ao mesmo tempo que se ajustam para atender as necessidades do filho recém-nascido. Constance Rock e Aleksandra Evanguelidi, do site "Health News", relatam que a maioria das mulheres descreve a sensação de terem sido "atropeladas por um trem" depois da cesárea. As taxas de mortalidade de mães são maiores durante o período pós parto, alerta a Associação Americana de Gravidez (EUA), então, é importante que você tenha ajuda e suporte adequados, além de repouso e uma dieta apropriada, para recuperar-se de uma cesárea.

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Atividade física

Não carregue nada mais pesado que seu bebê depois de uma cesárea. Peça ajuda e suporte para tarefas domésticas e mantenha as coisas do bebê por perto. Tente evitar inclinar-se para frente, subir escadas ou levantar peso. Faça o máximo que puder para ficar na cama por duas semanas depois do parto, recomenda a Associação Americana de Gravidez (EUA). Quanto mais você repousar, mais rápido irá cicatrizar e recuperar-se. Verifique a condição de seus lóquios, o sangramento e corrimento que ocorre conforme o útero se contrai. O lóquio, a princípio, é intenso e vivo, mas depois muda a cor e a quantidade dentro de seis semanas. Se o fluxo do seu lóquio parecer subitamente mais intenso, ou ficar mais vermelho em vez de clarear, pode ser um sinal de que você está se esforçando demais. Caminhadas e balanços podem ajudar suavemente na sua recuperação, ativar o intestino e dispersar os gases após a cesárea.

Dieta e dicas de saúde pós-parto para mães que fizeram cesárea
Não levante nada mais pesado que seu bebê após a cesárea (Happy mother with baby image by Vladimir Melnik from Fotolia.com)

Dieta

Sua dieta após uma cesárea deve incluir muitos líquidos para mantê-la hidratada, alimentos fibrosos para evitar constipação e alimentos nutritivos para ajudar na cicatrização e sustentar sua saúde. Sopas quentes e variadas são fáceis de digerir e nutritivas. Evite comer massas processadas e pão, que podem deixá-la constipada. Os ácidos graxos encontrados nas sementes de linhaça, óleo de borragem, prímula ou cânhamo podem ajudar a aliviar a constipação e os gases após a cesárea. Coma probióticos, como aqueles encontrados nos iogurtes, aconselham Rock e Evanguelidi, para restaurar o equilíbrio bacteriano se você tomou antibióticos durante a cirurgia.

Coma a mesma quantidade que comia durante a gestação se estiver amamentando e coma muitas proteínas, recomenda o Departamento de Saúde do Arizona (EUA). Adicionar mais fontes de proteínas e vitamina C pode ajudar na cicatrização após o procedimento.

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Óleo de linhaça pode ajudar a aliviar a constipação (capsules image by Pefkos from Fotolia.com)

Exercícios

Assim que seu médico liberar, existem alguns exercícios leves que podem ajudar seus músculos abdominais a cicatrizar. Nos primeiros dias, adverte o Centro Médico Pacífico da Califórnia (EUA), apoie as incisões do seu abdômen com as mãos ou um travesseiro durante os exercícios.

Os exercícios após uma cesárea incluem respiração abdominal, círculos com os tornozelos, movimentos de Kegel, fortalecimento das pernas, alongamento das pernas, inclinação de quadris, abdominais e caminhada.

Faça os movimentos que são no chão de três a cinco vezes cada. No exercício de respiração abdominal, inale e estique os músculos abdominais para fora, segure contando até cinco e exale enquanto contrai. Para os círculos com os tornozelos, deite-se de costas e faça 10 círculos com eles, tanto no sentido horário quanto anti-horário. Para o fortalecimento de pernas, deite-se de costas, cruze os tornozelos e estique-as. Contraia as coxas e os glúteos e segure contando até cinco. No alongamento de pernas, deite-se de costas com os joelhos dobrados. Mantenha as costas esticadas no chão enquanto desliza o pé para frente e para trás. Apoie a cabeça e o pescoço com um travesseiro antes de tentar fazer as abdominais. Dobre os joelhos, encoste o queixo no peito e tente alcançar os joelhos. Segure contando até cinco. Fazer a inclinação de quadril requer que você se deite no chão com os joelhos dobrados. Deixe o quadril inclinar-se para cima conforme você tenta esticar a lombar no chão. Segure contando até cinco.

Tente fazer 10 repetições de 3 segundos das compressões de Kegel três vezes ao dia e aumente este número até que esteja fazendo de 50 a 100 por dia. Os movimentos Kegel envolvem a compressão dos músculos do assoalho pélvico, os mesmos músculos que você usa para parar o fluxo de urina.

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A caminhada é um jeito leve de exercitar-se (walk image by Valentin Mosichev from Fotolia.com)

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