×
Loading ...

Dieta para diminuir a acidez do sangue

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O excesso de acidez no sangue é causado por uma dieta com muitas purinas, compostos orgânicos que podem sem encontrados em frutos do mar, miúdos e vegetais e que deixam para trás pequenas quantidades de ácido úrico depois de serem metabolizados. Níveis altos de ácido úrico podem causar um tipo de artrite chamado de gota ou artrite gotosa. Essa condição é caracterizada pela sensação de dor aguda nas juntas. Para reduzir a frequência e severidade dos ataques de gota é importante manter uma dieta saudável e com poucas purinas.

A dieta é fundamental para evitar o excesso de acidez no sangue e doenças como a gota (Comstock/Comstock/Getty Images)

Carne

Apesar de a carne ser rica em proteínas e outras vitaminas, também contém muitas purinas, o que aumenta os níveis de ácido úrico. Limite ou elimine o consumo de miúdos, incluindo rins, fígados e coração, de sua dieta, pois esses alimentos são densos em purinas. Carne vermelha, de aves e peixes devem ser limitadas a 110 a 170 gramas por dia para amenizar os sintomas da gota, de acordo com a Clínica Mayo. Peixes, como o salmão, arenque, cavala, sardinha e anchovas têm alto nível de purinas e devem ser evitados.

Coma ovos, derivados do leite semi-desnatados ou desnatados e produtos de soja para suprir a necessidade de proteína (0,8 gramas de proteína para cada quilo do seu peso). Esses alimentos também ajudam a diminuir o nível de acidez no sangue quando consumidos diariamente.

Loading...

Frutas, legumes e verduras

Muitos legumes e verduras contém alguma quantidade de purinas, mas espinafre, couve-flor e cogumelos, aspargos e ervilhas devem ser evitados ou limitados, devido ao seu alto teor de purinas. O feijão e legumes em geral também contêm muita purina e devem ser evitados durante ataques severos de gota.

Diminua seu nível de ácido úrico comendo mais frutas, incluindo morango, mirtilo e framboesa, pois têm muitos antioxidantes e vitamina C, que podem reduzir a acidez no sangue. Coma frutas com bastante fibra, como cereja, tangerina, maçã e damasco, pois elas ajudam a limpar o ácido úrico dos seus rins.

Brócolis, milho, batata e alface têm bastante fibra e também podem ajudar a limpar o ácido úrico do seu corpo, o que diminui a acidez do sangue, de acordo com Victor Konshin, autor do livro "Vencendo a gota".

Grãos

Evite aveia e levedura, pois elas aumentam o nível de ácido úrico corporal. Evite ou limite o consumo de álcool, especialmente cerveja, pois contém levedura e contribui para aumentar os níveis de ácido úrico.

O pão branco deve ser eliminado de sua dieta, pois é metabolizado rapidamente em seu corpo e aumenta a acidez sanguínea. Isso inclui massas folhadas, alimentos assados, pão, macarrão e qualquer comida que contenha açúcar refinado.

Consuma uma quantidade limitada de comida integral, como pão, macarrão e cereais. Apesar de esses alimentos conterem purinas, absorvem o ácido biliar antes de ele gerar ácido úrico como subproduto.

Água

Se você escolher continuar consumindo alimentos com alto teor de purinas, beba pelos menos de 2 a 4 litros de água por dia, pois ela ajuda a eliminar o ácido úrico do seu corpo. Evite tomar bebidas carbonatadas, como elas estimulam a formação de ácido e podem exacerbar os sintomas da gota.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...