×
Loading ...

Dieta para a doença inflamatória do intestino em gatos

Atualizado em 22 novembro, 2016

A doença inflamatória do intestino (DII) é uma condição crônica na qual um gato vomita ou sofre de diarreia regularmente. Embora a causa exata da DII seja desconhecida, muitos tipos de dietas podem ajudar os felinos que sofram dessa doença, de acordo com o Mar Vista Animal Center.

Alergias a alimentos e parasitas podem deixar seu gato cronicamente com náuseas (cat image by Appelez-moi Denyse from Fotolia.com)

Inflamação crônica

A doença inflamatória do intestino é uma inflamação crônica de parte ou todo o revestimento do trato gastrointestinal. Quando esse revestimento se inflama, o gato não consegue defecar adequadamente. Se as fezes entupirem a área do estômago, isso provoca vômitos. Se o entupimento ocorrer no intestino grosso, então o gato sofrerá diarreias.

Loading...

Dieta e a doença inflamatória do intestino

Uma alergia à proteína pode contribuir para a doença inflamatória do intestino nos gatos, de acordo com o Mar Vista Animal Center. Várias dietas podem ser usadas para tratar a condição, incluindo uma hipoalergênica.

Dieta hipoalergênica

Uma dieta hipoalergênica consiste em alimentos especiais desprovidos de proteínas às quais o gato possa ser alérgico. Essa dieta é prescrita apenas pelo veterinário; você não pode comprar alimentos hipoalergênicos em lojas de animais. Siga as instruções do veterinário para garantir que a mudança na dieta não irrite ainda mais o estômago do seu gato. Tanto os alimentos secos (rações) quanto os enlatados estão disponíveis nas versões hipoalergênicas. É importante garantir que seu gato coma apenas esse alimento prescrito. Comer restos de comida ou outros alimentos proibidos pode causar sintomas continuados da doença inflamatória do intestino.

Outras dietas

Duas outras dietas também podem ajudar os gatos que sofram de DII, de acordo com o Mar Vista Animal Center. Em uma dieta menos residual, os gatos comem apenas alimentos de fácil absorção. Dietas ricas em fibras podem ajudar a combater a diarreia. Simplesmente adicione farelo de aveia à comida do seu gato.

Restrição de gordura

A restrição de gordura é uma parte essencial do tratamento para a doença inflamatória do intestino. As gorduras mantêm o alimento no estômago por um período maior, o que aumenta a chance de náusea. Além disso, algumas gorduras reagem mal com as bactérias intestinais.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...