Dieta para esteato-hepatite não alcoólica

Escrito por alison miller | Traduzido por josciel sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dieta para esteato-hepatite não alcoólica
A esteatohepatite não alcoólica ocorre por um acúmulo de gordura no fígado

A esteatohepatite não alcoólica (EHNA) é um tipo de doença hepática marcada pela inflamação do fígado. Ela é causada por um acúmulo de gordura no fígado e afeta tipicamente pessoas de meia idade com sobrepeso. Apesar de não existirem tratamentos comprovados para EHNA, a maioria dos médicos recomendam fazer alterações de estilo de vida, como perda de peso ou diminuição do colesterol, para ajudar a diminuir a chance de lesão hepática.

Outras pessoas estão lendo

Esteatohepatite não alcoólica

A EHNA geralmente imita os sintomas da doença hepática alcoólica, mas ela na verdade ocorre em pessoas que bebem pouco ou nenhum álcool. Os médicos não encontraram uma causa direta para EHNA, mas a maioria acredita que ela está diretamente relacionada a outros problemas de saúde, incluindo a obesidade, a hipercolesterolemia e o diabetes. Em seus estágios iniciais, pessoas sofrendo com EHNA podem não estar cientes de sua doença. No entanto, se não for tratada prontamente, as pessoas podem desenvolver lesão hepática e contrair sintomas como cansaço, perda de peso e fraqueza. Isso também pode levar a um problema mais severo, chamado de cirrose, no qual o fígado se torna permanentemente lesionado e não consegue mais funcionar adequadamente. Uma vez que não existe tratamento realmente efetivo para EHNA, a maioria dos médicos recomendam controlar as condições que possam estar contribuindo para a doença.

Perda de peso

Fazer uma alteração de estilo de vida saudável seguindo uma dieta mais nutritiva e minimizando a quantidade de álcool consumida pode ajudar a interromper ou limitar a lesão hepática pela EHNA. Se você for obeso, a maioria dos médicos recomenda perder 10% do peso corporal. De acordo com o WebMD, isso pode reduzir a quantidade de gordura acumulada no fígado e limitar a lesão que ela faz nas células hepáticas.

Colesterol

Juntamente com a perda de peso, os pacientes com EHNA devem também diminuir o colesterol para ajudar a manter um fígado saudável. A dieta terapêutica de alterações de estilo de vida é uma maneira efetiva de reduzir o colesterol e é recomendada pelo National Cholesterol Education Program do U.S. National Institutes of Health. O objetivo da dieta é reduzir o consumo de gordura saturada pela reposição com gorduras monosaturadas ou insaturadas, como aquelas encontrada na azeitona, na canola ou no óleo de amendoim.

Dieta

Em um dia típico, a dieta terapêutica de alterações do estilo de vida recomenda ter duas a quatro porções de frutas junto com três a cinco porções de legumes. Ela também recomenda ter seis a onze porções de pães, cereais, massas e outros grãos. A dieta limita o consumo de carne, aves e peixe para não mais de cinco porções por dia. Doces e petiscos devem ser comidos apenas se eles estiverem dentro de seu limite calórico e as pessoas devem tentar escolher doces e petiscos que sejam pobres em gordura ou que sejam feitos de gorduras insaturadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível