×
Loading ...

Dieta para gata amamentando

Atualizado em 25 maio, 2017

A gravidez e a amamentação acrescentam uma tensão ao corpo de qualquer animal, mas gatos em particular têm tendências a problemas de peso e nutrição que podem ser prejudiciais tanto para a mãe como para os filhotes. Os donos de gatos precisam aprender como ajustar a dieta de seu animal prenhe antes do nascimento da ninhada de modo a proporcionar excelentes condições para a nova família.

A gestação de uma gata dura em média 63 dias (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Dieta durante a lactação

Durante a gravidez, os gatas prenhes precisam de comida suficiente para permitir que seu peso corporal aumente em pelo menos 50%, pois como elas amamentarão os recém-nascidos, seu peso cairá drasticamente. De acordo com a National Academies of Science dos EUA, uma gata prenhe ou amamentando precisa diariamente de cerca de 600 calorias de nutrientes para cada 3.700 kg de peso. No estudo "Nutrient Requirements of Cats and Dogs" (Necessidades nutricionais para cães e gatos) afirma-se que gatas lactantes com dois ou mais gatinhos precisam de pelo menos o dobro de calorias do que comiam antes de engravidar .

Muitos veterinários recomendam que a alimentação da gata siga uma dieta especial para gatas lactantes e filhotes. Esta dieta tem índices particularmente elevados de proteínas relacionadas com a energia, gorduras, cálcio e outros minerais. O cálcio é necessário para a produção de leite, enquanto fósforo, magnésio, ferro, potássio e sódio previnem anemia e desidratação tanto na mãe quanto nos filhotes. Diminuir a quantidade de carboidratos estabiliza o nível de glicose da gata, impedindo o aparecimento de diabetes pós-parto.

Aconselha-se que os donos comecem com essa dieta de cinco a seis semanas antes da data do parto da gata (a gestação dura aproximadamente 63 dias), dando tempo suficiente para que o animal ganhe o peso necessário para uma gravidez saudável e um parto seguro. A inserção do novo alimento na dieta deve ser feita ao longo de um período de sete dias, o que evitará quaisquer problemas digestivos .

A versão em lata da dieta de lactação não só acrescenta a hidratação extra necessária como uma porção de 440 g fornece as 600 calorias necessárias diariamente para uma gata de cerca de 4 kg , de acordo com o livro "Hill’s Key to Clinical Nutrition". Os donos precisam ajustar a quantidade de comida oferecida para a gata considerando diversos fatores como idade, raça, temperamento, ambiente e peso ideal. Veterinários geralmente sugerem que gatas com filhotes tenham acesso a toda a comida e água que puderem comer e beber; aumentar o número de refeições sem aumentar o tamanho das porções fornece a quantidade de comida e calorias adequada..

Os donos podem precisar complementar a dieta da gata que está amamentando caso a comida normalmente oferecida não forneça todos os nutrientes necessários. Consulte o veterinário de seu mascote, ele aconselhará sobre quais vitaminas e minerais devem ser adicionados a essa dieta especial.

Loading...
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...