Dieta dos golfinhos

Escrito por d.m. gutierrez | Traduzido por beatriz palma
Dieta dos golfinhos
Os golfinhos são mamíferos carnívoros que se alimentam principalmente de peixes (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)

Muitas pessoas acham os golfinhos simpáticos, sociáveis, engraçados e inteligentes. Eles também são caçadores extremamente eficientes, alimentando-se de tudo, desde pequenos camarões até grandes tubarões brancos. A dieta de um golfinho depende de sua espécie e habitat, por mais que a maioria deles coma peixes, lulas e crustáceos. Esses animais desenvolveram vários métodos de conseguir a grande quantidade de comida necessária a cada dia.

Sobre os golfinhos

Por mais que pareçam ser enormes peixes, os golfinhos são mamíferos marinhos. Diferentemente dos peixes, que botam ovos e podem respirar debaixo d'água com suas brânquias, os golfinhos dão à luz e criam seus filhotes e precisam subir à superfície para encher seus pulmões de ar. Eles são capazes de permanecer submersos por grandes períodos de tempo, e sabe-se que podem viver em profundidades de mais de 300 metros. Existem 32 espécies de golfinhos, incluindo o golfinho-comum, o golfinho-corcunda, o golfinho-pintado-do-atlântico, o golfinho-riscado e a erroneamente nomeada baleia assassina, ou orca. Exceto pela orca gigante (que pode pesar mais de 500 kg e ter mais de 8 m de comprimento), a maioria dos golfinhos apresenta cerca de 2 m de comprimento.

Dieta

Os golfinhos se alimentam de uma grande variedade de criaturas marinhas, incluindo peixes, crustáceos e lulas, dependendo do que estiver disponível no ambiente. Golfinhos que vivem em alto mar costumam comer mais lula e peixes, enquanto que os costeiros se alimentam de peixes e criaturas que vivem no fundo do mar. Mesmo que eles possuam dentes, os golfinhos engolem suas presas sem mastigá-las. Peixes menores são engolidos por inteiro, enquanto que os maiores podem ser sacudidos ou atritados contra alguma superfície rígida até se partirem. Um golfinho adulto ingere cerca de cinco por cento do peso de seu corpo em comida por dia. Isso significa que um golfinho de tamanho médio (aproximadamente 175 kg) come quase 9 kg de peixe, lula e camarão diariamente. Já para uma fêmea grávida de tamanho parecido, essa quantidade seria de mais de 13 kg. Diferentemente da maior parte das espécies de golfinho, a orca se alimenta, além dos peixes, de pássaros e mamíferos como focas, morsas, leões marinhos, baleias e tubarões. Por mais que esses golfinhos enormes pareçam perigosos, eles costumam ser os artistas mais amados em parques marinhos, sendo extremamente inteligentes e sociáveis com humanos.

Caça

Os golfinhos usam várias estratégias para obter comida, dependendo de seu habitat. Os que vivem próximos à costa podem se reunir para agrupar e encurralar peixes entre si próprios e rochas submersas. Já os que vivem em alto mar podem circular um cardume de peixes, capturando os mais próximos e arremessando-se para chegar aos que estão no meio. Alguns golfinhos mergulham até quase 500 metros de profundidade para capturar peixes grandes do fundo do mar. Eles também seguem barcos de pesca e de processamento de peixes para se alimentar de quaisquer restos jogados fora.

Filhotes

Durante seus três primeiros meses de vida, uma cria de golfinho se alimenta exclusivamente do leite da mãe. Mais de um terço desse líquido rico é composto de gordura, o que permite que o pequeno filhote crie rapidamente uma camada isolante de gordura. Depois desse período, ele começa a comer peixe, mas ainda continua a ser amamentado até cerca de um ano e meio de vida. Durante o dia e à noite, o filhote mama de três a oito vezes por hora, mas esse processo leva apenas alguns segundos. A mãe cuida de sua cria durante mais de três anos.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível