Dieta e habitat dos orangotangos

Escrito por jennifer mueller Google | Traduzido por joão marcos lima medina rosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dieta e habitat dos orangotangos
Um orangotango (orangutan image by PETER LAKOMY from Fotolia.com)

Em malaio, a palavra orangotango literalmente significa pessoa da floresta. De acordo com o zoológico de Honolulu, abreviar o nome para "orango", como muitas pessoas fazem na América, é incorreto, pois essa palavra só se refere apenas ao termo "pessoa". Orangotangos vivem em árvores e dependem de sua inteligência e atributos físicos para sobreviver. Esses animais são os maiores primatas da Ásia, e usam seus longos braços e mãos curvadas para balançar de árvore em árvore.

Outras pessoas estão lendo

História

Fósseis revelam que orangotangos viveram em Bornéu e Sumatra a um milhão de anos atrás. A análise desses fósseis mostra que os antigos orangotangos eram aproximadamente 30 por cento maiores do que os de hoje. Primatologistas acreditam que esses grandes orangotangos não viviam principalmente em árvores, como fazem os atuais. De acordo com o zoológico de Honolulu, o orangotango é o único grande macaco com um registro completo de fóssil ligando suas formas antigas às de hoje.

Distribuição geográfica

Historicamente, orangotangos podiam ser achados através do sudeste da Ásia; Devido principalmente ao desmatamento, os orangotangos selvagens de hoje são achados apenas nas ilhas de Bornéu e Sumatra do norte. Conservacionistas acreditam que há aproximadamente 60,000 orangotangos na natureza. Os orangotangos de Bornéu e Sumatra apresentam duas espécies diferentes, embora elas só possam ser diferenciadas através de análises de DNA. As espécies de Bornéu estão ameaçadas, as de Sumatra, ainda mais.

Dieta e habitat dos orangotangos
Uma cachoeira em Bornéu (Maliau Fall, Borneo Lost World image by kengkaru from Fotolia.com)

Habitat

Igualmente em Bornéu e Sumatra, orangotangos vivem no alto de florestas tropicais e pantanosas, de 6 a 30 metros acima do solo. Os primatologistas especulam que eles vivem em grandes altitudes para evitar o tigre, que deve ser o seu predador natural principal. De acordo com o zoológico de Honolulu, um macho de orangotango adulto em Bornéu gasta cerca de 5 por cento de seu tempo no chão da floresta desde a extinção do tigre em Bornéu. Os orangotangos usam seus longos braços, mãos curvas e pés para balançar graciosamente de árvore a árvore, mas seus movimentos no solo são lentos, desajeitados e difíceis.

Comida

A dieta natural dos orangotangos consiste principalmente em frutas, complementadas por folhas de árvores, raízes, cascas de árvore e pequenos animais, ocasionalmente. De acordo com o Zoológico Nacional dos EUA, mais de 400 tipos de alimentos são consumidos por orangotangos selvagens. Alguns desses alimentos incluem mangas, figos, jacas e insetos. A comida é escarça nas florestas tropicais, mas o apetite de um orangotango é grande. Entretanto, raramente existe mais do que dois ou três orangotangos por quilômetro quadrado. Bebês orangotangos devem ser ensinados por suas mães que alimentos podem ser consumidos, onde achá-los e quando. Eles usam ferramentas rudimentares para ter acesso a alimentos inacessíveis para outros animais.

Dieta e habitat dos orangotangos
Um mamoeiro (tropical mango plant image by green308 from Fotolia.com)

Conservação

Orangotangos e seus habitats naturais estão ameaçados por extração de madeira, caça e tráfico de animais. O Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP) estima que 98 por cento das florestas tropicais naturais nas ilhas de Bornéu e Sumatra podem acabar em 2022. Embora a Indonésia tenha leis que protejam as florestas nacionais, eles estão mal equipados para achar e acabar com essas operações. O desmatamento ilegal constitui 70 por cento de todo o desmatamento da Indonésia. Programas de certificações de extração e voluntários de organizações internacionais estão trabalhando para acabar com a extração de madeira ilegal.

Além disso, traficantes matam mães de orangotangos e capturam seus bebês para vender como animais exóticos. A prática continua apesar das leis criminais contra a captura e comércio das espécies ameaçadas.

Dieta e habitat dos orangotangos
Um bebê orangotango com sua mãe (baby orangutan image by Wendy Hampe from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível