Dieta para lutadores de boxe

Escrito por sam amico | Traduzido por bruna biagioli
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dieta para lutadores de boxe
O boxe é um esporte de resistência, velocidade, agilidade e força (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

O boxe é um esporte de resistência, velocidade, agilidade e força. Assim como na maioria dos esportes, quanto melhor a forma física, melhores as chances de se sobressair. A dieta sempre foi considerada uma parte crítica do boxe. Um conceito que Sylvester Stallone ajudou a tornar famoso foi beber um ovo cru, no filme "Rocky". Por mais que o ovo cru não seja mais considerado uma escolha saudável, a proteína que ele fornece é uma parte integrante da dieta do boxe.

Outras pessoas estão lendo

Pacote de proteína

A proteína é considerada o bloco de construção dos músculos e, apesar dos boxeadores não serem fisioculturistas, não faz mal ser "durão" ao entrar no ringue. A proteína também está incluída quando se trata de ajudar na recuperação após uma sessão de treinamento intenso. Frango, peru, peixe, carne magra, atum e ovos são boas fontes de proteínas. Os boxeadores devem consumir pelo menos de duas a três porções de proteína por dia, cada uma do tamanho de seu punho.

Contagem sem carboidratos

Muitas dietas insistem que carboidratos de qualquer tipo fazem mal, mas isso não é o caso dos boxeadores. Na verdade, dizem que, durante os treinamentos, eles devem receber algo em torno de 40 a 55% de suas calorias em carboidratos - uma parte essencial da energia necessária para uma luta. É claro que a chave é ingerir os tipos certos de carboidratos, evitando alimentos enriquecidos com farinha, como pão, biscoitos, cereis açucarados ou alguns derivados, como macarrão. Ao contrário, um boxeador deve consumir seus carboidratos por frutas, feijão e, de acordo com alguns especialistas, aveia.

Bebidas

A água é uma parte importante da dieta de qualquer pessoa, especialmente um atleta, uma vez que ela fornece a maioria das vitaminas essenciais do dia. Boxeadores devem beber de oito a dez copos por dia para ajudar a melhorar a circulação e flexibilidade, e para se manterem hidratados. Eles devem beber ainda mais em um dia de combate, consumindo cerca de 14 copos.

Plano de alimentação

Boxeadores devem comer cinco ou seis refeições ao longo do dia, ao invés de duas ou três grandes refeições. Pelo menos três dessas refeições devem ser compostas de proteína e hidrato de carbono. Por exemplo, o café da manhã pode ser constituído por uma porção de clara de ovos e meia banda de uma fruta (maçã, laranja, banana). Isso pode ser seguido por um shake de baixo teor de gordura e de açúcar, proteína para um lanche, seguido de um peito de frango grelhado e brócolis para o almoço. Outro shake de proteína poderia seguir para um lanche, com salmão e salada para o jantar. Seguindo este plano, um boxeador poderia comer outra porção de fruta ou outro carboidrato saudável, antes de ir para a cama.

Dieta em noite de combate

Especialistas recomendam que boxeadores evitem comidas pesadas no dia da luta. Isso significa nada de vegetais ou feijões. Ao contrário, a maioria das calorias deve vir de fontes de proteínas e carboidratos "leves", encontrados em frutas. Estas últimas são mais fáceis de digerir e mantêm a sensação de energia do boxeador.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível