Dieta para mulheres baixinhas

Escrito por rebecca romero | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dieta para mulheres baixinhas
Corpos pequenos queimam menos calorias que os grandes (diet image by pershing from Fotolia.com)

Exercício e boa dieta são as melhores maneiras de combater o acúmulo de gordura no corpo, mas o que muita gente não sabe é que as mulheres baixinhas -- aquelas que têm 1,60 m de altura ou menos -- têm mais dificuldade para perder peso. Pense bem, corpos menores queimam menos calorias durante o exercício porque é necessário menos energia para mexer um corpo menor do que um maior. No entanto, exercícios contínuos e uns poucos ajustes na dieta podem ajudar as baixinhas a se livrarem do peso indesejado e terem um corpo bonito e saudável.

Outras pessoas estão lendo

Converse com seu médico antes

Antes de começar qualquer plano de exercícios ou de nutrição, converse sobre sua saúde com um médico. Ele pode determinar quanto peso você precisa perder para ficar no auge do seu bem estar.

Peça ao médico que calcule o seu Índice de Massa Corporal (IMC) ou a sua Razão Cintura e Altura (RCA), o que lhe dará uma ideia precisa sobre o seu estado geral e o risco do peso para sua saúde.

Além disso, o médico será capaz de ajudá-la a entender suas necessidades diárias de calorias baseado no seu nível de atividade e pode até encaminhá-la para um nutricionista que a oriente sobre suas escolhas de alimentos.

Dieta para mulheres baixinhas
O médico pode lhe oferecer o melhor conselho sobre saúde (doctor t image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)

Mantenha um diário de alimentação

Antes de fazer mudanças significativas na sua atual maneira de comer, escreva cada coisa que você come, de refeições e lanches a bebidas, por cinco dias. Use uma calculadora nutricional para determinar quantas calorias e quanto de gordura, proteína e carboidratos você consome normalmente.

Se isso for mais do que o médico determinou para o seu consumo diário, observe o seu diário de alimentação de cinco dias e localize o que pode ser reduzido do seu consumo. Após começar o seu novo plano de alimentação, continue a monitorar a sua comida todo dia para que você não saia da linha.

Dieta para mulheres baixinhas
Um diário de alimentação a ajudará a monitorar o seu consumo de comida (diary and pen image by Alison Bowden from Fotolia.com)

Use o diário de alimentação como um guia

Apontar exatamente de onde vem o excesso de calorias pode ajudá-la a baixar o seu consumo diário e nos seus esforços para perder peso. Em vez de comprar um café com creme e açúcar da cadeia de cafés local, faça café em casa com leite magro e um pouquinho de extrato de baunilha. Em vez da sua garrafa diária de refrigerante, troque por uma versão sem açúcar ou, melhor ainda, beba água.

Leve um pacote com lanche, como uma maçã ou queijo de minas e faça uma caminhada longa em vez de comprar coisas prontas perto do trabalho. Masque chicletes enquanto cozinha para evitar provar a comida a toda hora. Não se sinta obrigada a acabar a comida deixada no prato dos seus filhos depois do jantar. A meta ideal do diário de alimentação é fazer você ficar mais consciente do que exatamente está comendo.

Elimine comidas processadas

David A. Kessler, autor e antigo comissário da Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos, argumenta que a natureza altamente processada da comida que muitos americanos comem os faz ficarem acima do peso e permanecerem assim. Além de conter muito mais açúcar, gordura e sal que as comidas feitas em casa, os alimentos processados são mais fáceis de mastigar e engolir, o que significa que comemos porções maiores sem nem mesmo perceber.

Falando de maneira simples, aquela parte do nosso cérebro que nos diz quando estamos satisfeitos não consegue acompanhar a velocidade com que comemos alimentos processados. Reduzir a quantidade dessas comidas é uma das mudanças mais fáceis para ajudá-la a eliminar o excesso de peso.

Lembre-se, até as comidas processadas com aspecto mais saudável, como iogurtes naturais adoçados ou refeições congeladas, contêm excessivas quantidades de sal e açúcar e devem ser evitadas.

Dieta para mulheres baixinhas
Comidas processadas empacotadas contêm muito sal, açúcar e gordura (chocolate cake snack image by Kathy Burns from Fotolia.com)

Aumente a quantidade de fibras, frutas e vegetais que você come diariamente

As fibras ajudam a manter o seu coração e o trato digestivo saudáveis, assim a ajudam a se sentir satisfeita por mais tempo. Antes do almoço e do jantar, beba um copo d'água de 200 ml com uma colher de chá de suplemento de fibra dissolvida. Troque pão branco e massa pelas variedades integrais. Se você gosta de tortilhas, mas não gosta da textura das integrais, tente fazê-las de milho e faça delas um item básico da sua alimentação.

Faça lanches de frutas e verduras toda vez que puder para incrementar o seu consumo de fibras e nutrientes. Passe geleia de morango sem açúcar nos seus waffles de trigo integral. Coma frutas secas com os pães e bolinhos feitos em casa.

Tenha verduras cortadas em tiras à mão para um lanche rápido. Acrescente pimentão fatiado, cogumelos e espinafre ao seu omelete matinal. Troque as suas sobremesas altamente calóricas por frutas frescas da estação.

Dieta para mulheres baixinhas
Coma mais verduras e frutas (fruit and vegetables image by photo25th from Fotolia.com)

Meça a sua comida e coma porções para uma pessoa

Todos os alimentos têm uma porção recomendada, mas a maioria dos americanos não sabe como é uma porção de comida para uma pessoa. Aprenda o que é essa porção e restrinja-se a comer apenas isso de cada vez. Invista em um conjunto de xícaras e colheres medidoras, para que você se certifique de que está comendo só a porção para uma pessoa.

Leia os rótulos nutricionais nos alimentos embalados para ver o que compreende uma porção para uma pessoa. Por exemplo, uma porção de refrigerante para uma pessoa é a de 200 ml e contém aproximadamente 100 calorias, e as garrafas comumente disponíveis de 500 ml contêm duas porções e meia e uma média de 250 calorias. No entanto, se você não lesse o rótulo nutricional com atenção, não perceberia exatamente quantas calorias tinha consumido.

Dieta para mulheres baixinhas
Meça as suas porções (Four spices in metal measuring spoons image by mhphotos from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível