Dieta natural para mieloma múltiplo

Escrito por ts jordan | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dieta natural para mieloma múltiplo
Há alimentos especialmente poderosos contra o câncer (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

O mieloma múltiplo é o segundo câncer mais comum a afetar o sangue, o que torna seu tratamento uma das principais preocupações quando se trata de eliminar essa horrível doença. Se você, ou alguém conhecido, receber o diagnóstico de mieloma múltiplo, saiba que, embora a dieta não possa proporcionar a cura total, certamente poderá ajudar a otimizar a condição de seu corpo no sentido de aumentar as probabilidades de superar o câncer.

Outras pessoas estão lendo

Mieloma múltiplo

Ao contrário de muitos cânceres, os casos relativamente leves de mieloma múltiplo não são abordados por tratamento cirúrgico ou médico, mas pela simples observação – à espera de que os sintomas diminuam ou aumentem de intensidade. Quando surgem sintomas, eles incluem dor nos ossos ou nas costas, sangramento, fraturas ósseas aleatórias e fadiga crônica. As condições variam amplamente – alguns casos são extremamente agressivos, enquanto outros podem levar anos para desenvolver quaisquer sintomas discerníveis.

Mieloma múltiplo e dieta

Não existe uma dieta específica recomendada para combater o mieloma múltiplo. Pelo contrário, existe apenas uma série de sugestões dietéticas gerais para ajudar a reduzir o risco – ou gravidade – de câncer em geral. O melhor passo a dar para estruturar uma dieta contra o mieloma múltiplo é assegurar a manutenção de um peso razoável, uma vez que a obesidade está relacionada a risco maior de desenvolvimento de câncer.

Sugestões gerais para a dieta

Segundo as instituições americanas Multiple Myeloma Cancer Nutritional Therapy Center e American Cancer Society, o melhor tipo de dieta anticâncer é aquela rica em grãos integrais, frutas e vegetais frescos. Sua dieta deve ser estruturada em torno de de alimentos vegetais para maximizar suas chances contra o mieloma múltiplo. Alimentos especialmente poderosos contra o câncer incluem os vegetais crucíferos, como brócoli e couve-flor, bem como todos os tipos de bagas (para obter antioxidantes).

Distinção entre gorduras

Sua dieta antimieloma múltiplo também deve fazer a distinção entre gorduras saudáveis e não saudáveis. Em termos gerais, gorduras não saudáveis incluem qualquer quantidade de gorduras trans e excessos de gorduras saturadas (animais). Entre as gorduras saudáveis estão aquelas presentes nos óleos de oliva, de coco, nozes em geral e certas frutas, como abacates e cocos. Mantenha sua ingestão de gordura dietética limitada a 30 ou menos de suas calorias totais diárias para minimizar seu risco de câncer.

Suplementação

Suplementar sua dieta com um polivitamínico diário pode assegurar que sua ingestão de nutrientes esteja completa. Embora tomar doses diárias de vitamina não seja um substituto para o consumo de frutas e vegetais em todas as refeições, isso pode ajudar a "limpar" áreas de sua dieta que, de outra forma, seriam omitidas. Segundo o Multiple Myeloma Cancer Nutritional Therapy Center, o consumo adequado de vitaminas E e C é especialmente importante para os indivíduos que tentam evitar (ou estão lidando com) o mieloma múltiplo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível