Dieta do tipo sanguíneo

Escrito por jessie ara | Traduzido por camila stradiotti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dieta do tipo sanguíneo
Escolha alimentos que correspondem ao seu tipo de sangue (Diced lamb and vegetables for casserole image by Sophia Winters from Fotolia.com)

Comer de acordo com seu tipo sanguíneo é uma maneira de escolher uma dieta específica para as necessidades digestivas. Existem quatro tipos sanguíneos: A, B, O e AB. Dependendo do seu tipo de sangue, determinados alimentos irão auxiliar na digestão e absorção de nutrientes, enquanto outros alimentos afetarão negativamente o processo de digestão. Flatulência, gases, azia, náuseas e indigestão podem ser o resultado de seu sistema digestivo reagindo a certos alimentos. Conhecer o seu tipo de sanguíneo vai ajudar você a escolher os alimentos que seu sistema digestivo pode lidar.

Outras pessoas estão lendo

Tipo A

Pessoas do tipo sanguíneo A têm dificuldade em digerir a proteína animal, e se beneficiam mais de uma dieta rica em frutas, vegetais e grãos. A produção de ácido clorídrico no estômago é baixa para pessoas com esse tipo de sangue, e por isso a proteína animal não é facilmente digerida. Pessoas do tipo sanguíneo A são geralmente intolerantes a lactose também. Ao eliminar carne e produtos lácteos de sua dieta, você começará a perder peso e seu corpo responderá de forma positiva.

Alguns alimentos para adicionar à sua dieta incluem óleos vegetais, vegetais, produtos de soja e frutas. Os alimentos a evitar incluem queijo, carne e laticínios, frutos do mar, castanhas de caju, pistache, castanha-do-Pará, óleo de milho, óleo de amendoim, óleo de gergelim, feijão-de-lima, grão de bico, feijão de tamarindo, feijão branco, feijão vermelho, muffins, pão com alto teor de proteína, trigo, pão de grãos, pão de centeio integral, muffins de farelo de trigo, pão integral, maionese, ketchup, picles e molho inglês.

Mesmo que o Tipo A se dê bem com quase todas as frutas e vegetais, alguns precisam ser evitados, incluindo tangerinas, laranjas, bananas, coco, manga, melão, mamão, couve ruibarbo, cogumelos, azeitonas, pimentão, batata, inhame, berinjela e tomate.

Diferentes tipos sanguíneos também não pode lidar com certos líquidos. Se você é do tipo A evite o chá preto, pimenta, chá de seda de milho, chá de ruibarbo, cerveja, destilados, chá de trevo vermelho, refrigerante e água com gás.

Dieta do tipo sanguíneo
Evitar o consumo de proteínas (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Tipo B

Embora as pessoas do tipo sanguíneo B consigam lidar com quase todos os alimentos, alguns causam o ganho de peso. Alimentos a evitar incluem milho, trigo, sementes de gergelim, amendoim e lentilhas. O Tipo B pode não lidar bem com glúten em produtos derivados do trigo, portanto a mudança para uma dieta livre de glúten é benéfica. Ao contrário dos outros tipos de sangue, o tipo B pode lidar com laticínios. O tipo B também será beneficiado a partir de vegetais verdes, cordeiro, carneiro, coelho, fígado, peru, ovos, peixe, chá de alcaçuz, soja, óleos de oliva e linhaça, aveia, painço, farelo de arroz, espelta e arroz tufado.

O Tipo B também deve evitar o feijão-fradinho, feijão-de-bico, mariscos, frango, tomates, alcachofras, abacate, azeitonas, abóbora, rabanete, brotos de feijão mungo, broto de rabanete, tempeh, cocos, caquis, romãs, figos, ruibarbo, carambola, pimenta da Jamaica, extrato de amêndoas, malte de cevada, canela, gelatina simples, pimenta preta e branca, tapioca, ketchup, cevada, amaranto, kamut, kasha e centeio.

Bebidas para evitar incluem licor destilado, água com gás e refrigerante.

Dieta do tipo sanguíneo
Evitar o glúten proveniente, principalmente, do trigo (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Tipo O

O tipo O é o tipo sanguíneo mais antigo na história humana. Aqueles esse tipo digerem carne melhor do que qualquer outro tipo sanguíneo. Ao contrário do tipo A, pessoas do tipo O produzem uma grande quantidade de ácido clorídrico no estômago. Contudo, o Tipo O têm dificuldade em digerir laticínios e alimentos contendo glúten. A melhor dieta para um O tipo é uma maior proporção de proteínas e menos laticínios e glúten. Seria melhor excluir todos os laticínios e incluir alimentos sem glúten em sua dieta. Os alimentos que irão beneficiar uma pessoa do tipo O incluem algas marinhas, bacalhau, anchova, linguado, cavala, pique, truta arco-íris, pargo, salmão, sardinhas, único, Robalo, esturjão, espadarte, tilefish, poleiro, perca amarela, savelhas, carne bovina, búfalo, coração, cordeiro, fígado, carne de carneiro, vitela, carne de caça, espinafre, couve e brócolis.

Os alimentos a evitar incluem glúten de trigo, milho, feijão, feijão branco, lentilha, repolho, couve de bruxelas, couve-flor, mostarda verde, açúcar, bacon, ganso, presunto, carne de porco, barracuda, bagre, caviar, arenque, polvo, castanha-do-Pará, castanha de caju, lichia, amendoim, manteiga de amendoim, pistache, sementes de papoula, farinha de trigo, farinha de cuscuz, farinha de trigo duro, farinha de Graham, macarrão soba, semolina massas, farinha de trigo germinado, farinha branca, trigo integral farinha, abacate, repolho, berinjela, cogumelos shiitake, azeitonas, batatas e brotos de alfafa.

Dieta do tipo sanguíneo
Evitar laticínios e se beneficiar com uma dieta rica em proteínas (steaks image by Silvia Bogdanski from Fotolia.com)

Tipo AB

Sangue tipo AB é o mais "recente" em termos de evolução humana, e é o mais raro de todos os tipos sanguíneos também. Assim como o tipo A, pessoas com o tipo AB não produzem muito ácido clorídrico no estômago e por isso têm um sistema digestivo sensível. Entretanto, proteína animal ainda é importante para o tipo AB. Alimentos para comer incluem: cordeiro, carneiro, coelho, peru, tofu, frutos do mar, laticínios, vegetais verdes, spirulina, algas marinhas e abacaxi. Alimentos para evitar incluem: carnes defumadas e curadas, bacon, carne bovina, búfalo, frango, pato, ganso, presunto, coração, porco, vitela, carne de veado, codorna, anchovas, barracuda, beluga, peixe guelra azul, amêijoas, caramujo, caranguejo, lagostim, linguado, sapo, eglefim, linguado, arenque, lagosta, salmão defumado, polvo, ostras, robalo, camarão, perca listrada, tartaruga, savelhas, queijo americano, queijo azul, brie, manteiga, soro de leite coalhado, sorvete, queijo parmesão, provolone, limonada, leite integral, sementes de papoula, avelãs, sementes de abóbora, manteiga de gergelim (tahini), sementes de gergelim, sementes de girassol, feijão preto, fava, feijão-de-bico, feijão, feijão-lima, feijão-fradinho, flocos de milho, fubá, trigo kasha, farinha de cevada, massas alcachofra, macarrão soba, alcachofra, abacate, milho branco e amarelo, azeitonas pretas, pimentão, couve, banana, coco, goiaba, laranja, manga, caqui, romãs, figos ruibarbo e carambola.

Dieta do tipo sanguíneo
Saber escolher os alimentos que o estômago tem facilidade em digerir (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível