Dieta saudável para dançarinos

Escrito por ashley lucas | Traduzido por andressa ferrari arevalo
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Dieta saudável para dançarinos
O consumo de calorias adequadas é essencial para dançarinos (CDBALL13 image by Paco Ayala from Fotolia.com)

A dança gira em torno de técnicas significativas, componentes físicos e estéticos. Como os dançarinos são continuamente requisitados para executar o melhor de suas habilidades, uma nutrição adequada e alimentação do corpo é essencial. Eles precisam consumir dietas adequadas em calorias para suportar as demandas impostas sobre o corpo. Essas calorias devem vir de carboidratos saudáveis​​, proteínas magras e gorduras. Aprender quando e o que comer durante o dia também é indispensável para uma dieta saudável para os dançarinos.

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Café da manhã

O café da manhã é a refeição mais importante de todas, pois vai determinar o seu nível de energia para o resto do dia. Consumindo um grande café da manhã que seja rico em carboidratos complexos, moderado em proteínas e com baixo teor de gordura, vai deixar você com a sensação de estar satisfeito e energizado até a próxima refeição. Um exemplo seria ovos mexidos, torradas de trigo integral, iogurte desnatado e uma laranja.

Lanche entre café da manhã e almoço

Se você está dançando o dia inteiro e toma um café da manhã muito cedo e o almoço muito tarde, considere comer um lanche no meio da manhã. Para se alimentar adequadamente, tente comer pequenas refeições a cada três horas. Isso vai evitar que você se sinta indisposto antes da sua hora de almoço chegar. Um bom lanche energético seria uma maçã com manteiga de amendoim, uma barra de energia, biscoitos e queijo, iogurte ou barras de figo. Escolha algo que tenha carboidratos saudáveis, proteínas e que tenha baixo teor de gordura.

Almoço

Para um dançarino, o almoço pode ser uma refeição difícil de se planejar. Você vai querer que seja satisfatória, mas que ainda não encha muito para evitar a fadiga ou problemas estomacais. Escolha alimentos que sejam fáceis de digerir, mas ricos em carboidratos e moderado em proteínas. Um bom almoço pode ser um sanduíche de pão de trigo integral com peito de peru e algumas uvas, ou um prato de massa acompanhado de um pedaço de fruta. Não esqueça de se manter hidratado durante todo o dia. De acordo com a declaração de posição conjunta desenvolvida pela Faculdade Americana de Medicina Esportiva, Associação Americana da Dieta e as Dietistas do Canadá, uma boa hidratação afeta significativamente o seu desempenho. Tome uma bebida esportiva leve durante o seu almoço para ajudar a "recarregar" os seus músculos, manter a glicemia, maximizar o desempenho e reduzir o tempo de recuperação.

Lanche da tarde

Se você almoçar cedo e jantar tarde, considere comer um lanche entre as refeições. Mais uma vez, o seu objetivo é consumir pequenas refeições ao longo do dia, em vez de três grandes refeições, para manter seu corpo devidamente abastecido. Um lanche semelhante ao seu lanche da manhã seria a melhor opção. Alguns outros exemplos poderia ser um pedaço de fruta e um iogurte desnatado, ou cenouras com hômus.

Jantar

O jantar é uma refeição importante para os bailarinos já que prepara o corpo para o trabalho no dia seguinte. Se tem um longo treinamento ou desempenho no outro dia, o que você come na noite anterior irá fornecer aos seus músculos a energia que eles precisam. Mais uma vez, escolha os alimentos que sejam ricos em carboidratos complexos, que forneçam energia; proteína magra, o que ajuda a reparar o tecido muscular danificado; e gorduras saudáveis​​, que ajudam seu corpo a funcionar em um nível ideal. Um bom jantar seria espaguete com molho de carne, pão de trigo integral, brócolis e leite com baixo teor de gordura. Outro jantar para aqueles que não comem carne seria um tofu vegetal salteado com arroz integral e leite com baixo teor de gordura.

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