Mais
×

Dieta saudável para rottweilers

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os rottweilers são uma grande raça de cão preto e castanho com pelo curto. Esses animais são excelentes cães de guarda e companheiros para qualquer casa. Companheiros leais, os rottweilers têm uma grande quantidade de energia, e é por isso que eles precisam de uma dieta saudável para ajudá-los a se manterem ativos e saudáveis. Se você tem um rottweiler em sua casa, seja ele um cão adulto ou filhote, eduque-se sobre o que ele precisa para viver uma vida longa e saudável.

Rottweilers são muito grandes, então eles acabam comendo muito e precisam de uma dieta saudável para serem mais ativos (Rottweiler image by Stana from Fotolia.com)

Duas opções de alimentação

Decida como você vai alimentar seu cão. Existem duas opções: alimentos industriais comprados em lojas ou feitos em casa por você mesmo. O maior problema das comidas compradas em lojas, é que nem todas as marcas são iguais em valor nutricional e algumas têm ingredientes que podem ser ruins para o seu rottweiler, como produtos químicos, proteínas ruins e gorduras com pouco nutrientes. No entanto, algumas pessoas, por conveniência, acabam optando por esses alimentos. Com a comida caseira, você pode decidir exatamente o que seu animal vai ingerir, porém você pode ter pouco tempo disponível para fazer isso. Com uma ou outra opção, você deve ser capaz de elaborar uma dieta saudável para o seu cachorro com base em suas preferências pessoais.

Loja de alimentos

Lojas de alimentos e alimentos de marca carregam muitos tabus, mas nem todos os alimentos industrializados são prejudiciais ao seu cão. Evite alimentos comprados em lojas baratas e verifique sempre os ingredientes. Se você vir um monte de produtos químicos enumerados, esse provavelmente não é o alimento ideal para o seu rottweiler. Além disso, se você vir as palavras "subproduto animal", significa, basicamente, que não há boas proteínas nessa marca. Lembre-se, o seu rottweiler precisa de boas proteínas. Peça a um funcionário da loja para ajudá-lo a encontrar a comida da mais alta qualidade para você fornecer ao seu animal.

Comidas feitas em casa

Se você gosta de cozinhar e quiser ter o controle absoluto sobre o que seu rottweiler come, então tente refeições caseiras. Seu cachorro precisa de proteínas, carboidratos, sais minerais e vitaminas para se manter firme e forte, então lembre-se disso ao fazer as refeições. Uma boa regra de medida deve incluir a proteína de pelo menos 30 a 40 por cento, como peru, peixe ou carne; 30 por cento de carboidratos, como massas de grãos integrais e 20 por cento de vegetais como couve, brócolis ou ervilhas. Os rottweilers também adoram batatas e cenouras. Cozinhe os alimentos em cada refeição ou faça uma grande porção, coloque-a no congelador e aqueça quando for servir no café da manhã e no jantar.

Quantidade que deve ser dada

Os rottweilers têm um grande porte, o que significa que a quantidade de comida deve ser bem ministrada. Enquanto cada cão é diferente entre si, dependendo das necessidades de saúde específicas de cada um, a porção ministrada a um adulto pode variar entre três a cinco xícaras, duas vezes por dia, no café da manhã e no jantar. Para um filhote de rottweiler, até os seis meses, alimente-o com uma xícara de comida três vezes ao dia. Depois de seis meses, dê-lhe duas xícaras duas vezes por dia, depois de 18 meses, alimente-o como um adulto.

Guloseimas e petiscos

Pense em guloseimas para seu rottweiler. Prefira os petiscos de alta qualidade, naturais e evite as marcas mais baratas. Você pode até mesmo fazê-los em casa. É possível também encontrar uma variedade de receitas online, ou criar a sua própria, baseando-se nos ingredientes mais adequados para a dieta do seu cão. Caso contrário, verifique em seu pet shop e encontre algumas boas guloseimas naturais orgânicas para seu rottweiler.

Tenha sempre a supervisão de seu veterinário

Toda vez que você adquirir um novo animal, você deve marcar uma consulta com seu veterinário. Isso vale especialmente se você tiver um novo cachorro em casa. Se você estiver fazendo as refeições em casa, compartilhe suas receitas com seu veterinário. Além disso, diga-lhe qual é o alimento da loja que você está usando e, é claro, diga a ele a quantidade de comida que você está dando ao animal. Trabalhar em conjunto com seu veterinário pode garantir que você está dando ao seu rottweiler a dieta necessária, permitindo também que ele te ajude e faça mudanças na dieta, conforme o necessário.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article