Dieta saudável para quem sofre de hepatite C

Escrito por patrícia vergara
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dieta saudável para quem sofre de hepatite C
Quem possui Hepatite C deve ficar atento à sua alimentação (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

A Hepatite C é uma doença silenciosa que pode afetar principalmente o fígado, causando outras doenças como cirrose ou câncer. O excesso de peso atrapalha no tratamento da doença, enquanto uma boa alimentação pode ajudar a regenerar as células danificadas. É por isso que é muito importante que o paciente saiba quais alimentos evitar e quais podem ajudar no controle do avanço da doença. Veja a seguir qual é o tipo de dieta mai indicada pra quem sofre de Hepatite C, e quais são os 'vilões' para uma boa alimentação.

Outras pessoas estão lendo

Legumes e verduras

Quanto mais colorido for seu prato, melhor. Essa é uma dica que serve para todas as pessoas, mas os pacientes com o vírus da Hepatite C devem seguir à risca. Ingerir sempre grande variedade legumes e verduras, de preferência cozidos, é altamente recomendado. Mas tenha atenção: o paciente deve cuidar para para não ingerir grandes quantidades de alimentos com alto teor de ferro - como espinafre, por exemplo - pois a digestão deste nutriente é prejudicada por conta da doença. Pacientes que precisam controlar a quantidade de potássio no sangue também devem ficar atentos. O ideal é sempre consultar seu médico.

Dieta saudável para quem sofre de hepatite C
O aumento da ingestão de verduras e legumes é recomendado (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Carnes magras

Carnes vermelhas possuem alto teor de ferro, o que deve ser evitado por um paciente com o vírus da Hepatite C. Por isso, é indicado que seja ingerido apenas carnes brancas, como frango e outras aves, além de peixes. Essas carnes possuem alto valor nutricional com baixo teor de caloria e gorduras. Derivados de carne vermelha, como bacon, linguiças, salsicha e outros embutidos também devem ser evitados, por conta também do seu alto teor de sódio.

Dieta saudável para quem sofre de hepatite C
O paciente deve consumir carnes brancas, de preferência grelhadas (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Sucos naturais

Beber muito líquido durante o dia é necessário para manter o corpo hidratado e evitar e retenção de líquidos durante o tratamento. Uma ótima opção é a ingestão de sucos naturais, pois eles são ricos em vitaminas, minerais e fibras, componentes fundamentais para que o paciente se sinta bem durante o tratamento. O consumo de bebidas alcoólicas é estritamente proibido a um paciente com hepatite, porque pode prejudicar ainda mais a função hepática do fígado, e anular os efeitos do tratamento contra a doença.

Dieta saudável para quem sofre de hepatite C
Sucos ajudam a manter o corpo hidratado e são ricos em vitaminas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Comer a cada três horas

É muito comum que pacientes, durante o tratamento da Hepatite C, percam o apetite e por conta disso acabem emagrecendo. Para ajudar na regeneração do fígado, é preciso que calorias necessárias sejam ingeridas todos os dias, ajudando assim no controle da doença. Para isso, o paciente deve procurar um médico para saber qual a dieta ideal para o seu caso específico. Outra dica é não se esquecer de comer, pelo menos, a cada três horas. Frutas, castanhas, pão integral são recomendados.

Dieta saudável para quem sofre de hepatite C
Ficar muito tempo sem se alimentar pode ser prejudicial à saúde (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível