Dieta para serotonina e GABA

Escrito por mary earhart | Traduzido por max jahnke
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Dieta para serotonina e GABA
Grãos integrais (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

A química do cérebro pode ser afetada por escolhas alimentares. De acordo com um estudo publicado em Londres, em 2009, no British Journal of Psychiatry, os indivíduos que comiam principalmente alimentos altamente processados, como cereais refinados, carnes processadas e alimentos fritos estavam deprimidos com mais frequência do que aqueles que comiam principalmente vegetais, frutas e peixes. Os investigadores determinaram que a má alimentação causou depressão, e não o contrário. O ácido gama aminobutírico (GABA) e a serotonina são dois neurotransmissores de combate à depressão no cérebro que podem ser afetados por certos alimentos.

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Serotonina

A serotonina é mais do que um neurotransmissor que produz a sensação de bem-estar. Ela está envolvida na regulação do sono, movimento, memória, aprendizagem, comportamento sexual e até mesmo a coagulação do sangue. Os níveis de serotonina normais viabilizam um sono profundo e tranquilo à noite. O cérebro fabrica a serotonina usando triptofano, um aminoácido encontrado em alimentos ricos em proteínas, como peru, leite e em algumas frutas como banana, abacaxi e ameixas. A vitamina C também é necessária para a conversão de triptofano em serotonina, assim como as vitaminas B, cálcio e magnésio. Ricas fontes dessas vitaminas e minerais são arroz, milho, ovos, vegetais de folhas verdes, sementes de girassol, sementes de gergelim e tofu. O ômega-3 encontrado nos peixes, linhaça, sementes de cânhamo, sementes de chia e nozes também elevam os níveis de serotonina, assim como o exercício extenuante, de acordo com Eric Braverman, MD, em seu livro "Understanding Your Brain Chemistry to Lose Weight". Comer carboidratos complexos (amidos) cria uma onda de serotonina temporária, razão pela qual uma refeição com amido parece reconfortante. Beber bebidas com cafeína, como café, pode esgotar os níveis de serotonina ao longo do tempo; chás de ervas como a erva de São João são um bom substituto.

GABA

GABA é um aminoácido e neurotransmissor inibitório, o que significa que regula a atividade do cérebro acalmando os neurônios que são de queima muito rápida. O Dr. Braverman escreve que os baixos níveis do químico GABA no cérebro levam a pessoa a se sentir muito emocional, nervosa, tensa e irritada. Desejos de comida juntamente com um controle pobre do impulso são também uma consequência de baixos níveis de GABA. Mas também altos níveis de GABA podem reduzir o metabolismo e levar ao ganho de peso. Alimentos que podem ajudar no equilíbrio dos níveis de GABA incluem carnes de órgãos (principalmente fígado bovino), amêndoas, arroz integral, lentilhas, peixe, feijão, aveia, espinafre, trigo integral, melão, laranjas e cogumelos reishi. A cafeína deve ser evitada e o uso de álcool não é aconselhável. A flor do maracujá é um chá de erva que pode ajudar na regulação adequada dos níveis de GABA.

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