Saúde

Dieta para úlceras e gastrites

Escrito por laura leiva | Traduzido por andressa ferrari arevalo
Dieta para úlceras e gastrites

Alimentos leves e de fácil digestão são indicados para pessoas com doença gástrica

salad image by cherie from Fotolia.com

Para aqueles que sofrem de úlceras ou gastrites, uma das únicas maneiras para aliviar os sintomas é evitar os alimentos que causam esse desconforto. A úlcera e a inflamação do revestimento do estômago, como a gastrite, são causadas principalmente pela bactéria conhecida como H. pylori, mas o estresse, alimentos ácidos e medicamentos também podem contribuir para o desenvolvimento da doença. Numa dieta para úlceras ou gastrites, é aconselhável comer alimentos leves e de fácil digestão para reduzir o desconforto estomacal.

Outras pessoas estão lendo

Alimentos para evitar

Aqueles que têm úlcera ou gastrite devem ter cuidado com o que comem, a fim de evitar desconforto ou dor de estômago. Alimentos que aumentam o ácido do estômago como tomates devem ser evitados para evitar azia ou dor de úlcera. Pimentões, pimentas, cafeína e outros alimentos picantes irritam as úlceras no revestimento do estômago, então, evitá-los é fundamental. Bebidas como sucos cítricos, café, chá e chocolate, ou alimentos gordurosos e fritos, também devem ser evitados porque aumentam a produção de ácido gástrico. Evite temperar exageradamente sua comida com itens como alho, cebola ou especiarias para evitar dor ou desconforto no estômago.

Alimentos para comer

Alimentos permitidos para comer em uma dieta para úlceras ou gastrites são encontrados na maioria dos grupos alimentares e devem ser consumidos todo dia para manter os níveis adequados de nutrição. Embora a dieta tenha que ser branda, é importante comer grãos, proteínas, frutas e vegetais. Coma três vezes ao dia para prevenir o aumento da acidez do estômago, e beba leite desnatado ao invés de leite integral para controlar a acidez no estômago. Relaxe o estômago tomando chá de ervas, suco de frutas pouco ácidas como a maçã ou a uva. Beba muita água para limpar o sistema e manter o corpo hidratado. Numa dieta para úlceras e gastrites, tente incorporar as seguintes opções em suas refeições diárias: Para amidos, coma pelo menos de seis a 10 porções por dia de arroz, purê de batatas, macarrão ou pão integral. Você deve comer de duas a quatro porções de frutas por dia, tais como maçãs, melões, bananas ou uvas, lembrando sempre de evitar frutas ácidas como as cítricas. Da mesma forma, de 2 a 4 porções de vegetais, incluindo saladas verdes devem ser consumidas. Evite brócolis, pimentão e repolho porque causam gases ou outros desconfortos estomacais. Consuma de duas a quatro porções de proteínas por dia, seja de carnes magras como frango, ou alimentos como queijo ou manteiga de amendoim.

Fibra

As fibras são importantes na maioria das dietas, inclusive para aqueles que sofrem de úlceras ou gastrites. Boas opções de alimentos com fibras incluem frutas, vegetais, grãos integrais e feijões. Alguns alimentos com fibras como brócolis ou couve devem ser evitados já que provocam gases; certifique-se de incorporar lentamente a fibra na dieta para determinar quais os alimentos são de fácil digestão e não promovem azia, gases ou indigestão.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media