Dietas para adolescentes com mais de 14 anos

Escrito por tyra marieza | Traduzido por agmar vitti
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Dietas para adolescentes com mais de 14 anos
Aprender a se alimentar de forma saudável desde cedo é a melhor opção (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Os adolescentes devem evitar dietas milagrosas e técnicas para emagrecer que prometem ajudá-los a perder poucos quilos colocando a saúde em risco. Se você realmente deseja perder peso, precisa achar uma solução que seja séria e segura. Aprender a alimentar-se de forma sadia desde cedo é a melhor opção, sendo que esses hábitos alimentares saudáveis durarão por toda uma vida.

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Considerações sobre a perda de peso

Antes de escolher qualquer técnica para emagrecer, certifique-se de que você realmente está acima do peso. Consulte um médico para avaliar seu tipo físico e calcular seu Índice de Massa Corporal (IMC). O IMC de um adolescente é determinado pelo seu peso, altura, idade e sexo, em comparação às medidas de pessoas do mesmo grupo etário na tabela de crescimento do jovem.

Dietas para adolescentes com mais de 14 anos
Primeiro certifique-se de que está acima do peso (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Riscos da dieta

Dietas e remédios para o emagrecimento comprados sem receita estão disponíveis para aqueles que desejam emagrecer. Entretanto, não tome medicamentos sem receita médica para perder peso, pois isso pode ser muito perigoso. Além disso, iniciar e interromper dietas pode ter resultados negativos. Um estudo realizado em Harvard pelo serviço educacional online para a saúde dos adolescentes, chamado Overweight Teen, afirma que meninas que habitualmente começavam diversas dietas acabavam ganhando em média 700 gramas a mais do que aquelas que não faziam dieta. O meninos que se envolviam em dietas, por sua vez, ganhavam 1 kg a mais do que aqueles que não iniciavam nenhuma dieta.

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Iniciar e interromper dietas pode ter resultados negativos (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Carboidratos

Não é incomum ouvir que alimentos ricos em carboidratos não são bons. Muitos adolescentes evitam carboidratos, acreditando que eles contribuem para o aumento do peso. É verdade que biscoitos, doces e sorvetes estão repletos de carboidratos, mas eliminar esses e outros alimentos ricos em carboidratos por completo é um erro. É preciso consumir carboidratos diariamente para fornecer energia ao corpo. O importante é consumi-los de fontes saudáveis, como grãos integrais, frutas e vegetais, além de apreciar petiscos com moderação.

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É importante consumir carboidratos de fontes saudáveis (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Princípios da alimentação saudável

Consumir grãos integrais é essencial. Isso significa que, ao invés de comer batatas fritas ou um sanduíche de pão branco, deve-se optar por biscoitos integrais e sanduíche de pão integral. Coma um mínimo de cinco porções por dia de frutas e vegetais. Entretanto, um adolescente que deseja perder peso deve consumir mais dessas porções em substituição aos alimentos não saudáveis. Por fim, em toda refeição, deve-se ter uma fonte de proteína. Feijões, ovos mexidos ou carne estão entre os alimentos ricos em proteína.

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Em toda refeição, deve-se ter uma fonte de proteína (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Exercícios

Para perder peso não se deve apenas mudar sua alimentação, mas também viver de forma saudável. Quando um adolescente tenta perder peso sem se exercitar regularmente, ele observará que será mais difícil emagrecer, assim como é mais difícil a manutenção do peso desejado. Pratique 60 minutos de atividade física diariamente.

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Pratique 60 minutos de atividade física diariamente (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

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