Dietas para um Hare Krishna

Escrito por christine malcom | Traduzido por carolina almeida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dietas para um Hare Krishna
Os Hare Krishna seguem uma das mais rigorosas dietas vegetarianas (Lord Krishna Borth Celebration image by Gopaal Dhussa from Fotolia.com)

A Hare Krisha, também conhecida como a Sociedade Internacional da Consciência de Krishna (ISKCON), tem suas raízes por volta de 5.000 anos atrás, na origem de Krishna, embora a ISKCON em si tenha sido organizada em 1965 por Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Essa seita do hinduísmo segue uma das mais rigorosas dietas vegetarianas, e o cumprimento da dieta é um aspecto importante da prática religiosa. Praticantes vêem a dieta Hare Krishna como criação de saúde, em conformidade com os princípios da medicina aiurvédica e com a construção de um relacionamento com Krishna.

Outras pessoas estão lendo

Textos sagrados do hinduísmo e a dieta Hare Krishna

De acordo com o especialista em cozinha Hare Krishna Adiraja Dasa, o "Bhagavad Gita", um texto sagrado do hinduísmo, considera que os alimentos contêm qualidades de bondade, paixão ou ignorância. Regras alimentares Hare Krishna também extraem conteúdos de textos aiurvédicos de 5.000 anos e enciclopédias aiurvédicas medievais, que dividem os alimentos em três categorias básicas: sattva, rajas e tamas, em ordem decrescente de saúde. A aiurveda promove a saúde holística alcançando o equilíbrio entre os três doshas, que são as forças de corpo-mente contidas nos tecidos corporais, cada uma das quais correspondente a uma categoria de alimentos. Isto é conseguido através de dieta adequada, exercícios e comportamento.

Tabus alimentares Hare Krishna

Já que o "Bhagavad-gita" proíbe o consumo de substâncias com a qualidade da ignorância, os Hare Krishna não consumem estimulantes como cafeína, drogas ou álcool. Os praticantes também não comem carne, aves, peixe e ovos, pela mesma razão. Outra razão é que textos sagrados indianos como o védico e o budista enxergam todos os seres vivos como donos de uma alma, então matar e consumir seres vivos é um ato pecaminoso. Hare Krishna também evitam alimentos picantes, fortes e azedos, como alho, cebola e pimentas, porque eles têm a qualidade da paixão.

Comidas desejadas na dieta Hare Krishna

Além de proibir vários alimentos, as regras dietéticas Hare Krishna promovem o consumo de certas comidas que contribuem para a saúde física e espiritual. De acordo com Harish Johari, autor de "Ayurvedic Healing Cuisine" ("Culinária curativa aiurvédica", em tradução livre), uma dieta saudável é composta principalmente por alimentos sáttvicos, que são "frescos, suculentos, leves, untuosos, nutritivos, doces e saborosos". A maioria das frutas, os vegetais sem raiz e muitas sementes e nozes são sáttvicos, assim como alguns grãos e legumes, se devidamente preparados. Leite e produtos lácteos, como manteiga e iogurte, também são sáttvicos.

Preparação da comida Hare Krishna

As categorias de alimentos derivados do "Bhagavad Gita", védica e outros textos sagrados não são absolutas. Regras de dietas Hare Krishna também especificam que a manipulação, preparação e combinação de alimentos influenciam a sua salubridade física e espiritual. Por exemplo, Adiraja Dasa informa que vegetais crus devem ser comidos separados de todos os outros alimentos, enquanto arroz e legumes podem ser combinados para uma refeição bem equilibrada. Da mesma forma, Harish Johari escreve extensivamente sobre como preparo e armazenamento podem mudar o caráter aiurvédico dos alimentos.

Outros principios da dieta Hare Krishna

Regras alimentares Hare Krishna recomendam comer e beber moderadamente em todos os momentos, pois comer em excesso tem efeitos negativos sobre a mente e o corpo, e ingestão de muito líquido prejudica a digestão. Especialistas como Adiraja Dasa recomendam ainda fazer refeições em horários específicos do dia e em intervalos definidos, bem como comer com os outros em um ambiente limpo e agradável. A dieta Hare Krishna também apoia jejuns ocasionais, apenas bebendo água, com duração de um a três dias.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível