Dietas para jogadores adolescentes de vôlei

Escrito por hannah winer | Traduzido por vinícius albuquerque
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O principal desafio quando para encontrar a dieta ideal para jogadores de vôlei adolescentes é mantê-la simples. Por serem atletas jovens e ativos, o plano de dieta é simples: refeições balanceadas, sendo a maior parte composta por carboidratos, uma quantidade menor de proteína e uma menor ainda de gordura e, talvez o mais importante, manter-se hidratado.

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Reposição de calorias

Os jogadores de vôlei na faixa de 60 kg queimarão de 3 a 8,7 calorias por minuto durante uma partida. Por esta razão, jogadores adolescentes devem ter uma dieta que forneça calorias suficientes antes de um jogo, sustente-os durante a partida e ajude-os na recuperação, após praticarem o esporte. Também devem repor os eletrólitos que perderam no suor com isotônicos, pretzels e outros alimentos com baixo teor de sódio.

Carboidratos

Os carboidratos devem compor entre 50% e 60% da dieta de um jogador. Eles devem vir de uma grande quantidade de alimentos, incluindo pão integral, frutas e vegetais, cereais integrais e massa. Todos eles proporcionam a energia necessária para manter os jogadores por todo o dia, não somente durante o jogo.

Proteína

Alimentos ricos em proteína auxiliam na recuperação e reparo muscular dos jogadores. As refeições devem consistir de uma pequena quantidade de carne magra ou peixe. Queijo com baixo teor de gordura e outros laticínios, como o iogurte, também são ótimas fontes de proteína. Ovos são uma fonte maravilhosa. Um ovo cozido tem 17 g de proteína (34% do valor diário recomendado).

Gorduras

A absorção de calorias de um jogador adolescente deve conter certa de 30% de gorduras saudáveis ou insaturadas. Um punhado de granola de baixo teor de sódio tem não apenas uma dose saudável de gorduras mono e poli-insaturadas, mas também uma grande quantidade de fibra, ferro e outros minerais. Abacates fornecem gordura monossaturada, juntamente com fibras, vitaminas C e K e muitos outros minerais e vitaminas.

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