Mais
×

Diferença nos bocais de solda TIG

A solda TIG, que significa solda com gás inerte de tungstênio (Tungsten Inert Gas em inglês), é usada em inúmeras aplicações de soldagem de chapas a canos. O bocal cerâmico é o local onde ficam os gases e o eletrodo para o processo de soldagem. Bocais de alumina, um outro termo para cerâmica, são os bocais padrão, mas existem diferenças entre os diversos tipos de bocais de alumina.

Soldagem TIG (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Material

Os bocais de cerâmica das soldas TIG são feitos com óxido de alumínio. Quando descarregados, os bocais são da cor rosa. Esse é o modo mais fácil de reconhecer um bocal TIG de alumina, mas nem todos os bocais têm o mesmo tamanho e forma.

Tamanhos

Os bocais de solda TIG são medidos em dezesseis avos de polegada. Cada número aumentado na denominação corresponde a um aumento de 1,6 milímetros na largura do bocal. Assim, o bocal TIG número 4 tem largura de 6,3 milímetros, pois tem uma largura de 0,63 cm. Quanto maior a largura, maior a quantidade de gás que pode ser usada em uma única aplicação. Entretanto, tamanhos menores podem ser necessários para diâmetros menores ou para a soldagem de cantos, onde você não tem muito espaço.

Custo

De modo geral, os bocais de alumina são os mais baratos. Pela natureza do material cerâmico, esses bocais de solda podem ser disparados facilmente e também podem ser produzidos em massa. Entretanto, quanto maior o tamanho do bocal, maior o preço.

Fraqueza

Todos os bocais de solda TIG de óxido de alumínio têm a mesma fraqueza. Esses bocais são bons, mas em geral, por serem, cerâmicos não transferem o calor com facilidade, o que pode gerar uma grande diferença de temperatura entre o bocal de soldagem e a parte do fundo do bocal. Isso pode gerar rachaduras.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article