Qual a diferença entre AHCI e SATA na BIOS do Dell Precision?

Escrito por ruri ranbe | Traduzido por thiago andre scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual a diferença entre AHCI e SATA na BIOS do Dell Precision?
Os drives SATA podem ser usados em modo ATA ou AHCI (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

A tecnologia Serial Advanced Technology Attachment (SATA, conexão serial de tecnologia avançada) é uma interface de computador usada para conectar discos rígidos. O sistema básico de entrada e saída (BIOS) do Dell Precision é um pequeno programa contido na placa-mãe que permite que os usuários alterem as configurações do hardware através de uma interface gráfica simples. Os usuários podem mudar a configuração SATA dos drives para o modo Advanced Host Controller Interface (AHCI, interface controladora avançada do hospedeiro) para melhorar a performance do disco rígido.

Outras pessoas estão lendo

Operação do SATA

O Dell Precision possui uma opção no BIOS para mudar a operação do SATA, ou modo SATA. Os dispositivos SATA podem rodar no modo ATA, AHCI ou RAID. O modo ATA não possui as funções do AHCI, mas é compatível com sistemas operacionais mais antigos. O AHCI funciona com sistemas operacionais mais novos, como o Windows Vista e o Windows 7, e possui funções extras em relação ao ATA. O modo RAID pode funcionar nos Windows XP e 2000, se os drivers apropriados estiverem carregados, e permite que os usuários utilizem uma configuração multi-discos para obter mais desempenho.

AHCI

O AHCI não é compatível com o Windows XP e com as outras versões mais antigas do Windows. Os dispositivos SATA possuem maior desempenho quando estão configurados como AHCI, e não ATA. O AHCI reduz o tempo que é necessário para salvar e abrir arquivos no disco rígido através da função Native Command Queuing (NCQ, enfileiramento nativo de comandos), que otimiza comandos múltiplos de leitura e gravação. O AHCI também permite que os discos rígidos sejam adicionados e substituídos sem desligar o Dell Precision.

ATA

O modo ATA deve ser usado nos drives SATA que forem usados em conjunto com sistemas operacionais mais antigos. Neste modo, o dispositivo SATA emula o padrão ATA, que também é conhecido como Parallel ATA (PATA, ATA Paralelo) ou Integrated Drive Electronics (IDE, drive com eletrônica embutida). O SATA foi desenvolvido em 2003, época em que os dispositivos ATA já eram usados há cerca de uma década. Desta forma, enquanto os dispositivos ATA possuem a maior compatibilidade com sistemas operacionais, não possuem o desempenho e as funções do AHCI, que é uma tecnologia mais nova.

Opções da BIOS

Você pode mudar o modo SATA através da BIOS do Dell Precision. Pressione "F2" na tela do logotipo da Dell e expanda a opção "Drives". Clique em "SATA Operation" (Operação SATA). Selecione "AHCI", "ATA" ou "RAID" a partir da lista de opções. Alguns modelos de Precision podem não possuir a opção RAID, enquanto outros terão opções como "RAID Autodetect/AHCI" (Autodetectar RAID / AHCI) ou "RAID Autodetect/ATA" (Autodetectar RAID / ATA). Clique em "Apply" (Aplicar). Aperte "F10" para salvar e sair.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível