Qual é a diferença entre corrente alternada e corrente contínua?

Escrito por j.t. barett | Traduzido por lucas de barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é a diferença entre corrente alternada e corrente contínua?
Correntes alternadas de alta tensão podem viajar longas distâncias em linhas elétricas (electricity image by toki from Fotolia.com)

As formas básicas de energia elétrica, corrente alternada (CA) e corrente contínua (CC), têm diferenças significativas. A compreensão e uso da corrente contínua datam de cerca de 1790, com o desenvolvimento de baterias químicas simples. A teoria da corrente alternada foi desenvolvida na década de 1880 e demonstrou-se como a melhor maneira de transmissão de energia elétrica por longas distâncias. Hoje, os engenheiros utilizam ambas CA e CC, aplicando-as onde suas vantagens melhor atendem às necessidades de uma situação.

Outras pessoas estão lendo

Corrente contínua

Os engenheiros chamam a eletricidade que flui em uma única direção de corrente contínua. Tanto a corrente quanto a tensão são estáveis ​​e previsíveis. Fontes de alimentação de CC têm polaridade, isto é, elas possuem terminais positivos e negativos. A corrente flui do lado positivo para o lado negativo através de um condutor. Se você medir uma fonte CC com um voltímetro, a tensão pode cair ao longo do tempo, mas sua polaridade nunca mudará. As baterias produzem CC, assim como as células solares e os adaptadores utilizados para carregar telefones celulares ou mp3 players.

Corrente alternada

A eletricidade que vem de uma tomada de casa é de corrente alternada. Ao contrário da CC, a tensão e a corrente existem numa forma suave ondulada chamada de onda senoidal. A tensão e a corrente aumentam para um valor máximo, decrescem para 0, revertem a polaridade, alcançam um máximo negativo, e invertem-se novamente. Para a eletricidade gerada no Brasil, essas reversões acontecem 60 vezes por segundo. Devido a isso, a CA não apresenta polaridade. Geradores mecânicos e circuitos eletrônicos produzem corrente alternada.

Tensão e potência

A medição de tensão em corrente contínua é simples e fácil. A leitura da tensão que você faz com um voltímetro lhe fornece um valor verdadeiro, dentro da precisão do medidor. Por conta das mudanças frequentes da corrente alternada, normalmente você interpreta uma medição de tensão como um pico ou valor máximo.

Distribuição de energia

Embora seja uma forma mais complexa de energia elétrica, a corrente alternada tem vantagens para a geração e distribuição. Empresas de energia elétrica usam altas voltagens para enviar eletricidade a longas distâncias, já que menos potência é perdida nos fios ao longo do caminho. Transformadores, que apenas funcionam com CA, permitem ao produtor aumentar ou diminuir a tensão de forma eficiente e fácil.

Eletrônicos

Aparelhos eletrônicos precisam de corrente contínua para funcionar. Embora seu computador se conecte à tomada de parede, que é CA, um circuito dentro do computador converte a CA para CC de baixa voltagem, que percorre o resto do sistema. Circuitos eletrônicos precisam de uma fonte precisamente regulada de tensão, a fim de funcionar corretamente. O ruído elétrico, tal como o excesso de ondulação de CA, faz com que os circuitos sensíveis percam estabilidade. A corrente contínua, como de baterias ou um conversor CA para CC, fornece tensões estáveis ​​para a eletrônica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível