Qual a diferença entre amido de milho e amido líquido para lavanderia

Escrito por kevin ann reinhart | Traduzido por maria renata c. m. siqueira
Qual a diferença entre amido de milho e amido líquido para lavanderia
O amido dá dureza a roupa e a torna mais fácil de passar (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

O amido caseiro para lavanderia é uma solução simples de amido de milho em pó e água. Os amidos líquidos comercialmente produzidos contêm conservantes, engomadores e essências em sua solução padrão, seguindo receitas patenteadas que podem variar de acordo com o produtor. As fórmulas antigas de amido continham outros endurecedores a base de plantas, como de trigo ou amido de batata. Todos os amidos endurecem a roupa fazendo com que ela fique mais fácil de passar.

Amido líquido caseiro

Combine amido de milho em pó com uma mesma quantidade de água fria. Adicione essa pasta a 2 quartos de água fervendo. Deixe que a solução esfrie até a temperatura ambiente. Mergulhe as camisetas de algodão na solução de amido, torça-as até que fiquem secas, e passe a roupa em uma temperatura média (modo algodão). Para quatro camisetas, use 2 quartos de água combinados com 1 colher e meia de chá, 1 ou 2 colheres de sopa de amido de milho para resultados leves, médios ou pesados.

Spray caseiro de amido ou engomador

Em uma garrafa de spray, combine 2 colheres de sopa de amido de milho em pó com 470 ml de água fria e agite cuidadosamente. Passe o produto nas roupas enquanto você as passa em calor mais moderado (algodão). Para os tecidos que precisam de menos calor, o engomador é necessário. Para fazê-lo, combine um pacote de gelatina sem sabor a 2 copos de água quente. Mergulhe a roupa na solução de gelatina e deixe o tecido secar. Passe a roupa em um modo baixo (sintético). O engomador é substituido pelo amido quando for passar roupas finas e sintéticas.

Amido líquido comercial

O amido líquido que você compra pronto em um supermercado ou loja de conveniência é feito usando uma fórmula similar ao amido líquido caseiro, com alguns ingredientes adicionais patenteados. Os conservantes prolongam a vida do produto, os engomadores aumentam a possibilidade de uso do produto e as essências dão um aroma agradável ao passar as roupas. O engomador comercial é uma variante da carboximetilcelulose, um derivado do algodão natural.

Efeitos do amido

Aplique o amido às roupas antes ou na hora de passar para dar dureza e brilho que ajudam a prevenir que a sujeira penetre na superfície do tecido. O amido ajuda o ferro quente a deslizar suavemente sob os tecidos, tornando o processo de passar roupa menos desgastante. Muitos tecidos modernos foram quimicamente alterados para minimizar o problema do amassado, e passar a roupa com ou sem o amido não é mais necessário para se ter um visual engomado.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível