Diferença entre animais terrestres e marinhos

Escrito por karen adams | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferença entre animais terrestres e marinhos
O corpo lustroso de um golfinho permite que ele mergulhe fundo e se mova rapidamente na água (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A maioria dos animais marinhos descendem do ambiente terrestre e possuem qualidades que evoluíram lentamente ao longo do tempo. Do habitat às adaptações, os animais que habitam a terra e o mar possuem características similares e diferentes.

Outras pessoas estão lendo

Estruturas ósseas

As morsas, leões marinhos e focas são pinípedes, ou mamíferos semi-aquáticos, que descendem de animais que um dia viveram completamente na terra mas evoluíram para viver nos oceanos. A evidência está na estrutura dos esqueletos. As focas, leões marinhos e morsas têm nadadeiras, mas debaixo delas existe uma estrutura com pés, mãos e cauda. A diferença é que a maioria dos animais que habitam a terra possuem dedos com estrutura óssea que sustenta seu peso. As estruturas esqueléticas de peixes são ainda mais diferentes dos animais terrestres. Os ossos são mais frágeis e contam com barbatanas e caudas.

Movimento

Alguns animais terrestres são similares às criaturas do mar por causa da evolução. Por exemplo, o jacaré possui uma estrutura óssea que o permite nadar mas também caminhar na terra. No entanto, a maioria das criaturas marítimas possuem barbatanas e não conseguem caminhar sobre quatro pernas. A maioria dos peixes, por exemplo, se adaptou a partir dos mamíferos terrestres, assim, as barbatanas estão geralmente no lugar onde as pernas e braços costumavam ficar. A cauda de um peixe se movimenta de um lado para o outro, em um movimento similar a um remo. Entretanto, a cauda de um tigre é necessária para o equilíbrio e linguagem corporal, mas suas pernas permitem que corram rapidamente sobre a terra.

Pele

Não há muitas criaturas peludas debaixo da água. Lontras marinhas e focas geralmente possuem pelos, mas lhes falta uma camada de gordura que permitam uma pele mais densa e um cobertura oleosa que venha a repelir água. Ainda assim, os seus pelos são diferentes de animais terrestres, que é mais como um casaco macio ou pelos grossos que os protegem das condições do tempo ou auxiliam na camuflagem. Os corpos lustrosos dos golfinhos e das baleias não podem existir fora da água devido ao calor e baixa umidade do ar. As criaturas marítimas precisam se manter aquecidas sob a água para manter a temperatura corporal, e é por isso que as baleias possuem uma camada de gordura.

Respiração

Ambos animais precisam de oxigênio para sobreviver, mas respiram de maneiras diferentes. Os peixes não respiram diretamente para os pulmões como os animais terrestres. Como vivem sob a água, respiram através das membranas das guelras, permitindo que a água passe e absorvam o oxigênio dela. A maioria dos animais terrestres respiram como os humanos, através do nariz e boca, enchendo os pulmões com ar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível