Diferença entre Apropriação e Provisão

Escrito por priyanka jain | Traduzido por guilherme maluf
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferença entre Apropriação e Provisão
Apropriações e provisões são normalmente incluídas nas demonstrações financeiras de empresas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Companhias apresentam tanto as apropriações como as provisões em suas demonstrações financeiras, o que as ajuda a administrar melhor suas finanças. Empresas usam provisões para se preparar para futuras contingências reservando uma quantidade de dinheiro específica. Em alguns casos, no entanto, o dinheiro não é suficiente para eventos inesperados. Apropriações podem ser tanto para despesas como para receitas, enquanto provisões são apenas para despesas.

Outras pessoas estão lendo

Apropriações

Contabilidade baseada em apropriação é um sistema contábil no qual uma despesa ou receita é reconhecida quando ela ocorre. A companhia não espera a troca de dinheiro acontecer. Com a apropriação, o montante da transação, seja ela de uma despesa ou receita, já é conhecido, a companhia apenas não recebeu ou fez o pagamento ainda. Esta forma de contabilidade é muito comum em diversos negócios e está de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos (GAAP, na sigla em inglês). Empresas usam este sistema para preparar suas demonstrações financeiras para seus públicos interessados, conhecidos como stakeholders, externos.

Tipos de apropriações

As apropriações dividem-se em despesas apropriadas e receitas apropriadas. Despesas apropriada são aquelas a serem pagas no futuro, como salários no final de um projeto ou juros pagos aos acionistas no fim de todo trimestre. Receitas apropriadas referem-se ao valor que a companhia receberá ao final de um determinado período de tempo, como o que é devido por clientes.

Provisões

Empresas fazem provisões para cumprir obrigações futuras, embora a despesa correspondente seja desconhecida quando a provisão é feita e mesmo sem saber se ela será necessária. Quando a despesa eventual ocorrer, a empresa terá dinheiro suficiente para cobrir o incidente. Isso previne perdas financeiras que impactariam diretamente as operações.

Tipos de provisões

Companhias têm diferentes tipos de contas de provisão, como provisão para depreciação - a diminuição no valor de um ativo, como maquinário, como resultado de seu desgaste, tempo de uso ou quando a companhia não tem mais necessidade do mesmo. Ela deprecia anualmente todos os seus ativos e deixa um dinheiro para depreciação nessa conta. Quando a vida útil do ativo acabar, a empresa já terá coletado o dinheiro necessário para substituí-lo.

Provisão para devedores duvidosos é outro exemplo no qual a companhia fornece empréstimos ou produtos para outras entidades. Estas devem pagar de volta o empréstimo após um período de tempo. A empresa assume que não receberá todo o dinheiro por causa de eventuais calotes, então separa de 5 a 10% do total para suprir os débitos não pagos. Provisão para impostos sobre receita é outro tipo de provisão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível