×
Loading ...

Diferença entre aquecimento solar passivo e ativo

A energia solar é limpa e renovável. Diferentes tipos de tecnologia podem aproveitar a radiação solar e convertê-la em energia. As construções podem empregar o aquecimento solar ativo ou passivo, mas cada método possui suas próprias vantagens e desvantagens.

Uma estufa é um exemplo clássico de sistema de aquecimento solar passivo (lovely greenhouse image by Tracy Horning from Fotolia.com)

Aquecimento solar ativo

O sistema de aquecimento solar ativo captura a radiação através de espelhos e placas espelhadas. A radiação é absorvida por um coletor, que a converte em calor. O coletor é projetado no formato de uma caixa ou tubo, que contém água, substâncias anticongelantes ou ar. À medida que a radiação solar incinde nas placas espelhadas, ela é direcionada para o coletor e a energia solar é produzida. O ar ou o líquido presente no coletor se aquece devido à energia solar. O gás ou líquido aquecido do coletor é transferido para várias partes da construção por meio de uma bomba ou mecanismo de descarga, ajudando a aquecer todo o prédio.

Loading...

Uso da energia solar ativa

Os sistemas de aquecimento solar ativos baseados em líquidos são utilizados para aquecer a água de piscinas, residências, equipamentos industriais ou prédios comerciais.

Esse tipo de sistema é utilizado para aquecer residências. Painéis solares podem ser utilizados para acionar bombas e ventiladores, que são usados para fazer circular o ar aquecido nos espaços fechados, como salas, corredores, cozinhas e garagens. Esse sistema de aquecimento também é perfeito para ser usado juntamente com um sistema de irradiação de calor pré-existente. O ar ou líquido aquecido pode ser facilmente bombeado através de uma tubulação ou de canos escondidos sob o piso ou atrás das paredes.

Aquecimento solar passivo

Os sistemas passivos de aquecimento solar utilizam o projeto arquitetônico e o material de construção de um edifício para produzir energia solar. O prédio, juntamente com suas paredes espessas e absorventes, atua como coletor da radiação durante o dia. O material da construção absorve o calor, o retém ao longo do dia e começa a emiti-lo durante a noite, fornecendo calor quando o sol se põe. Uma estufa é outro exemplo clássico de sistema de aquecimento solar passivo.

Os melhores cenários

A melhor forma de conseguir o aquecimento solar ativo é planejar a construção de forma que as paredes recebam o máximo de exposição à luz solar. Janelas viradas para o norte são uma parte importante da implementação do aquecimento solar passivo, uma vez que ficam expostas a mais luz do sol durante o dia. Pisos de concreto ou cerâmica que possuem sistemas de irradiação embutidos ajudam a manter o local aquecido e aconchegante. Um fluxo adequado de ar também é um aspecto importante do planejamento do aquecimento solar passivo, de forma a distribuir o calor em todo o edifício.

Aquecimento solar ativo versus passivo

A instalação de sistemas de aquecimento solar passivos ou ativos oferece benefícios monetários a longo prazo. Embora ambos os sistemas sejam semelhantes quanto à natureza renovável da fonte de energia utilizada, eles apresentam várias diferenças. A mais importante é que enquanto os sistemas ativos possam ser facilmente incorporados na construção existente, o passivo não requer a instalação de qualquer equipamento e também não custa nada em termos de infraestrutura adicional. O planejamento inicial e os custos de construção, entretanto, não podem ser ignorados.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...