A diferença entre as árvores Acácia e Mimosa

Escrito por jacob j. wright | Traduzido por elaine santana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A diferença entre as árvores Acácia e Mimosa
Algumas espécies de acácia são chamadas de mimosa (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Surge uma grande confusão quando se discute sobre as plantas chamadas mimosas ou acácias. Ambos são nomes de gênero botânico e são usados ​​popularmente para certas espécies de árvores que produzem flores infladas rosas ou amarelas. As flores ornamentais de acácia são vistosas, e comumente chamadas de mimosa. Qualquer árvore com folhas plumosas na família Fabaceae, (ou família das leguminosas) também podem ser incorretamente chamadas de mimosa.

Outras pessoas estão lendo

Taxonomia

Todas as plantas chamadas de mimosas são da família das leguminosas. Os europeus, em particular referem-se às flores amarelas da acácia como mimosa. Em particular, Acácia Baileyana e Acacia dealbata fornecem grandes ramos frequentemente utilizados no comércio de flores. A Albizia julibrissin ou acácia nemu é chamada de mimosa rosa ou setosa e tem grandes flores brancas e rosas. O gênero botânico Acácia e Albizia estão intimamente relacionadas dentro da grande família das leguminosas. Os taxonomistas as classificam na mesma subfamília, Mimosoideae.

A diferença entre as árvores Acácia e Mimosa
A mimosa setosa tem flores rosas e brancas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Decifrando os nomes

Quando o nome "mimosa" é aplicado como um nome comum, muitas espécies no gênero Acácia podem ser chamadas dessa maneira. Nesta aplicação, não há nenhuma diferença de mimosa e acácia. No entanto, quando esse nome é usado em algumas regiões para muitos tipos de árvores a confusão começa. Por exemplo, a Albizia julibrissin pode ser chamada de mimosa setosa, acácia persa ou árvore setosa em vários países ou regiões. As plantas do gênero Acácia também podem ser chamadas de mimosa, acácia, árvore espinhosa, acácia espinhosa ou pulchella.

Origens

Espécies de acácias crescem naturalmente em regiões tropicais e subtropicais, principalmente na África, América do Sul, Polinésia e Austrália. As flores amarelas de mimosa, acácia dealbata e baileyana Acacia, nascem no sudeste da Austrália. Elas se dão bem em climas mediterrâneos com invernos frescos e chuvosos e verões quentes e secos. A árvore mimosa é nativa da Ásia Central, mas se espalhou rapidamente por muitas partes do mundo com clima temperado.

Diferenças físicas

As mimosas florescem naturalmente do inverno para a primavera e as árvores são sempre verdes. Suas flores amarelas douradas aparecem aglomeradas nas pontas dos ramos. As flores são pequenas bolinhas pomposas com dezenas de estames. Um ramo mede de 7 a 10 centímetros de comprimento nas acácias baileyana e de 10 a 20 cm nas acácias dealbata. A árvore de mimosas rosas fica seca no inverno. Ela floresce em qualquer momento da primavera durante o solstício de verão, dependendo do clima. As flores brancas e rosas medem 3,8 cm e nascem em ramos chamados de corimbos nas pontas de galhos. O corimbo mede de 7 a 15 cm de comprimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível