Mais
×

Diferença entre autobronzeadores e cosméticos bronzeadores

Atualizada February 21, 2017

O brilho falso é essencial para uma pele com visual jovial e dourada pelo sol durante os meses mais quentes do ano sem causar danos à pele. Decidir qual produto usar pode ser difícil, pois existem muitas opções. O primeiro passo para entender o que funcionará melhor para você é saber a diferença entre autobronzeadores e bronzeadores cosméticos.

Ambos os tipos de produtos variam quanto ao tempo de permanência na pele e tipo de ingredientes. Cosméticos bronzeadores e autobronzeadores afetam a pele de modo diferente e são usados por razões distintas. Entenda algumas das diferenças principais entre estes dois produtos antes de ir às compras.

Há várias opções para se ter um belo bronzeado sem se expor ao sol (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Autobronzeadores: ingredientes

Os autobronzeadores possuem DHA, um ingrediente autobronzeador ativo que reage com a queratina da pele, escurecendo este pigmento da mesma forma que o sol, sem provocar os danos causados pelos raios ultravioletas. O DHA (ácido docosahexaenóico) foi aprovado pela Food and Drug Administration como sendo seguro para ser usado na pele. Um dos problemas dos autobronzeadores é o cheiro, mas há muitas opções a escolher, desde produtos que oferecem um bronzeamento gradual até os cremes de bronzeamento imediato.

Há produtos que oferecem um bronzeamento gradual e cremes de bronzeamento imediato (Ralf Nau/Lifesize/Getty Images)

Permanência

Os efeitos dos autobronzeadores duram até sete dias. Há loções autobronzeadoras, cremes e sprays. Quanto mais frequentemente o produto for aplicado, mais ele durará na pele. Cremes de bronzeamento gradual podem ser aplicados todos os dias para se atingir a cor desejada. Depois pode-se reduzir a aplicação para dias alternados para manter o bronzeado desejado.

A aplicação correta das loções autobronzeadoras é importante, pois elas podem manchar e tingir a pele. Se isto acontecer, você deve esfoliar a pele para reduzir a pigmentação da mancha. Na verdade, se você esfoliar a pele antes de aplicar o autobronzeador, sua pele absorverá o DHA de forma mais uniforme e o bronzeado durará mais.

Os efeitos dos autobronzeadores duram até sete dias (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Cosméticos bronzeadores: ingredientes

Um cosmético bronzeador é um pó iridescente de tons quentes destinados a imitar um visual bronzeado. Entre os ingredientes estão a mica, o talco mineral e óxidos de ferro, sendo que alguns produtos contêm óleo mineral. Esta composição é semelhante à encontrada em qualquer maquiagem em pó, mas há muitas opções de cosméticos bronzeadores que contêm ingredientes antioxidantes ou outros elementos naturais para ajudar a pele a brilhar ainda mais.

Certifique-se de ler os comentários online sobre os produtos e testá-los antes de comprar. Além disto, não há problema algum em comprar em lojas de cosméticos que possuem uma política de devolução. Caso o produto não funcione para você, é possível devolvê-lo.

Um cosmético bronzeador é um pó iridescente de tons quentes destinados a imitar um visual bronzeado (Paul Tearle/Stockbyte/Getty Images)

Permanência

Os cosméticos bronzeadores são feitos para permanecerem na pele por algumas horas ou o dia todo. Eles são fáceis de aplicar e você pode controlar quanta cor deseja aplicar no rosto sem correr o risco de manchar a pele ou deixá-la laranja. Estes produtos são facilmente laváveis com sabão e água.

Estes produtos são facilmente laváveis com sabão e água (Digital Vision/Digital Vision/Getty Images)

Tons de cosméticos bronzeadores e autobronzeadores

Há alguns tons diferentes de cosméticos bronzeadores: pós de coloração clara, média e escura. Alguns possuem um brilho ou efeito suave sobre a pele, com minúsculas partículas refletivas que adicionam luminosidade, enquanto outros são foscos. Autobronzeadores têm fórmulas de maior duração e geralmente vêm em tonalidades variadas com uma série de variações de tons claros, médios e escuros, mas há mais opções de cosméticos bronzeadores.

Autobronzeadores têm fórmulas de maior duração e geralmente vêm em tonalidades variadas (Paul Tearle/Stockbyte/Getty Images)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article