×
Loading ...

A diferença entre bancos comerciais e bancos de investimento

Atualizado em 17 abril, 2017

Historicamente, os bancos emprestavam dinheiro e o mantinham em segurança — nada mais. Os bancos comerciais e bancos de investimento representam a evolução de certos bancos, que deixaram de ser provedores de serviço e passaram a ser parceiros empreendedores.

Bancos evoluíram com o tempo (bank image by Pefkos from Fotolia.com)

Bancos comerciais

Os bancos comerciais investem seu próprio capital em clientes corporativos. Um banco comercial avaliará o valor de uma empresa e investirá dinheiro nela, às vezes tomando a maior parte do controle dela. Bancos comerciais se especializam nas finanças internacionais. Corporações multinacionais usam essa especialização para facilitar suas transações internacionais.

Loading...
Bancos comerciais investem seu próprio dinheiro em seus clientes (penny into antique piggy bank image by Joyce Wilkes from Fotolia.com)

Bancos de investimento

Bancos de investimento levantam capital externo para seus clientes corporativos. Eles gerenciam ofertas públicas iniciais, seguros de troca e facilitam fusões e aquisições. Também fazem pesquisas para aconselhar os clientes a respeito de questões financeiras antes de eles tomarem suas decisões de investimento e capitalização.

Bancos de investimento buscam várias fontes de capital para seus clientes (investing money image by dinostock from Fotolia.com)

Semelhanças

Nem bancos comerciais nem bancos de investimento servem ao público geral. Ao invés disso, são empresas que servem corporações privadas ou públicas. Os bancos comerciais e de investimento executam funções de subscrição para seus clientes corporativos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...