A diferença entre banha e gordura vegetal

Escrito por kathryn walsh | Traduzido por rafael reis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A diferença entre banha e gordura vegetal
A banha tem um gosto diferente da manteiga, enquanto a gordura vegetal tem um gosto similar (Butter image by Cornelia Pithart from Fotolia.com)

A gordura vegetal e a banha podem ser substituídas pela manteiga em algumas receitas, particularmente em assados. Ambas possuem um alto teor de gordura e uma consistência similar à da manteiga, em temperatura ambiente. No entanto, alguns padeiros preferem uma ao invés da outra, porque cada uma produz determinada textura e sabor diferentes nos produtos finais. A economia pode influenciar na escolha do cozinheiro, já que a banha normalmente possui menor valor do que a manteiga, e a gordura vegetal é a opção mais barata de todas.

Outras pessoas estão lendo

A banha

A banha é feita de gordura animal, normalmente de porco. Ela tem sido usada por séculos. De acordo com o "San Francisco Chronicle," A primeira referência conhecida à banha é de um poema escrito em 1420, embora os antropólogos acreditam que as pessoas inicialmente começaram a cozinhar com gordura de porco, por volta de 10,000 anos atrás. De acordo com o "San Francisco Chronicle", a banha ganhou uma má reputação no fim do século XX por ser muito gordurosa e não saudável, mas um estudo da universidade de Harvard, feito em 2007, descobriu que a banha possui um quarto menos gordura saturada do que a manteiga. A banha usada para cozinhar pode precisar ser refrigerada.

Gordura vegetal

A gordura vegetal pode ser feita de diferentes tipos de óleos vegetais. Ela é geralmente feita da mesma fonte dos óleos de cozinha, como o óleo de soja ou de semente de algodão. A Procter and Gamble introduziu a gordura vegetal em 1911, sendo anunciada como Crisco. A gordura vegetal pode ser encontrada em um pote, uma cuba, em bastões e podem ser branca ou amarela. Este tipo de gordura não precisa ser refrigerada.

Os usos da banha

A banha pode ser usada para cozinhar ou assar. Muitas receitas de massas de tortas levam banha, uma vez que seu alto teor de gordura faz com que e cobertura fique escamosa. Ela também é usada em muitas culturas através do mundo, como na Espanha, onde ela é usada para conservar o presunto Ibérico. A banha é mais usada em algumas partes dos Estado Unidos do que em outras, particularmente no sul. Ela é usada na cozinha sulista para se fazer biscoitos, por exemplo. A banha pode ser usada também em itens não comestíveis. Ela é usada na fabricação de produtos de beleza, como cosméticos, assim como em alguns tipos de sabão. A banha vem sendo usada também na criação de novas formas de biocombustíveis, que são desenvolvidos para substituir o petróleo.

Os usos da gordura vegetal

A gordura vegetal é primariamente usada em assados. Assim como a banha, ela é frequentemente usada em receitas de massas de torta. Embora ela não produza uma textura tão crocante quanto a banha produz, ela se aproxima mais do sabor da manteiga. Diferente da banha, a gordura vegetal não produz a proteína conhecida como glúten, desta forma, pessoas em dietas que não as permitem consumir glúten podem comer alimentos feitos com esse tipo de gordura.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível