A diferença entre o barítono BC e o barítono TC

Escrito por douglas baer | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A diferença entre o barítono BC e o barítono TC
Um barítono é um instrumento baixo de bronze, geralmente associado com uma banda (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Em conversas musicais, quando se fala em barítono há algumas confusões. Um barítono pode ser um cantor masculino ou um instrumento de bronze. Este tópico é sobre o instrumento de bronze. E também sobre a principal razão pela qual um tocador de barítono escolhe o tipo BC ou o TC. Embora os bombardinos toquem as mesmas peças que os barítonos, estes dois instrumentos serão comparados. Além disso, será feita uma breve descrição dos conjuntos de música em que são utilizados barítonos e bombardinos.

Outras pessoas estão lendo

Não há diferença física entre um barítono BC e um TC

Barítonos são instrumentos de sopro, da mesma classe dos trombones tenores, tocados do mesmo jeito com a mesma sonoridade, dependendo apenas se o músico é um novato ou um profissional. É a notação musical que determina a escolha entre o BC ou TC - os músicos que leem na clave de baixo tocam as peças para BC e quem ler na clave de sol toca as peças para TC. O som das peças é idêntico, só muda a forma como são escritas.

Uma pequena diferença entre um barítono e um bombardino

Barítono é tão parecido com o bombardino que até mesmo os músicos não os diferenciam com exatidão. É importante notar isso porque, nos Estados Unidos, os tocadores desses instrumentos sentam-se lado a lado e tocam as mesmas peças. No entanto, um bombardino tem um tubo mais largo e um bocal mais profundo que o barítono e, portanto, tem a capacidade de produzir um tom mais macio e mais rico do que o barítono. Esse é o instrumento de escolha entre os instrumentistas avançados e virtuosos. O barítono tem um som mais leve e brilhante, mas não tão brilhante como o trombone. Na maioria dos modelos, um barítono tem apenas três válvulas, mas um bombardino pode ter de três a cinco válvulas. Dessa forma, os estudantes iniciantes começam com o barítono, e passam para o bombardino quanto ficam mais velhos.

Razão para uma peça na clave de sol para um tocador de barítono

Idealmente, todas as peças para barítono devem ser escritas em uma clave de baixo, visto que a notação desse instrumento é mais adequada nessa clave. Mas, no mundo real, há uma escassez de estudantes iniciantes de barítonos, então a solução tradicional é colocar habilidosos trompetistas para tocar o instrumento. Para facilitar essa transferência, a clave e os dedilhados permanecem os mesmos, como no trompete. O maior desafio é o estudante que se acostumou a tocar um instrumento maior. Alguns leitores de clave de baixo avançados aprendem a tocar peças na clave de sol transpondo as notas para uma clave de tenor e adicionando dois bemóis à armadura da clave.

Barítonos são ouvidos em bandas

Barítonos e bombardinos se sentem em casa em uma banda. Eles fazem parte da instrumentação padrão em concertos marciais das forças armadas ocidentais. Ocasionalmente, eles aparecem como instrumentos solo em obras orquestrais. Quando as bandas do exército toca nas esquinas das ruas, geralmente ouve-se um barítono no grupo. Na tradição da banda britânica, barítonos e bombardinos são tratados como instrumentos separados e assim eles recebem diferentes peças para tocar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível