Mais
×

Diferença entre barômetro, manômetro e anemômetro

Barômetros, manômetros e anemômetros são instrumentos científicos. Os cientistas usam os barômetros e manômetros para medir a pressão atmosférica, enquanto os anemômetros medem a velocidade do vento.

Os barômetros medem a pressão atmosférica (barometer image by Edsweb from Fotolia.com)

Manômetros

Um manômetro é um dispositivo parecido com um tubo que mede a pressão atmosférica. Existem dois tipos: de tubo fechado e aberto, mas ambos medem a pressão comparando a pressão exercida pela atmosfera em uma ponta do tubo com uma pressão conhecida na outra. Os tubos de manômetro são normalmente preenchidos com mercúrio.

Barômetro

Os barômetros também medem a pressão atmosférica. Os barômetros de mercúrio são um tipo de manômetro de tubo fechado, enquanto os barômetros aneroides usam uma pequena mola para tomar a medida. No passado, os barômetros de mercúrio eram comuns em casas, onde as pessoas os usavam para prever o tempo com base na leitura da pressão do ar. A elevação da pressão do ar significava que bom tempo estava por vir, enquanto uma queda na pressão podia indicar chuva.

Anemômetros

Os anemômetros são um tipo de instrumento completamente diferente usado para medir a velocidade do vento. Existem vários tipos diferentes, mas o mais comum — o anemômetro de copos — faz a medicação registrando o número de vezes que o vento faz um dispositivo em forma de ventilador girar.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article