×
Loading ...

A diferença entre baterias de 6V e 12V

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma bateria é um recipiente para reações químicas que produzem energia elétrica, medida em volts. As baterias lacradas de chumbo-ácido são feitas de células. Cada célula produz cerca de dois volts. Uma bateria de 6 volts tem três células e uma bateria de 12 volts tem seis.

Baterias (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Usos

Essas baterias são usadas quando é necessária muita energia, enquanto que peso e custo não são fatores muito importantes.

Loading...

Voltagem

O que uma bateria pode alimentar e quanto tempo vai durar sua carga depende da voltagem (ou tensão) e da taxa de ampères por hora. A tensão é uma medida de força elétrica. A medida ampères-hora (Ah) informa a quantidade de energia armazenada utilizável. Uma bateria de 6 volts tem uma capacidade Ah menor do que uma bateria de 12 volts.

Carregamento

Duas baterias de 6 volts podem ser ligadas para serem equivalentes a uma bateria de 12 volts. As baterias ligadas em série podem ser carregadas para a capacidade da bateria mais fraca. Já as baterias ligadas em paralelo irão equalizar a carga, com taxas mais elevadas e que fluem a taxas menores até finalizar a equalização. Esses tipos de bateria geralmente levam de seis a dezoito horas para carregar.

Longevidade

As estruturas mais pesadas de placa ​​dentro de cada célula da bateria de 6 volts, em comparação com as células das baterias de 12 volts, contribuem para uma vida mais longa nos ciclos de carga e descarga. As baterias usadas em serviços de ciclo profundo duram em média entre quatro e oito anos.

Peso

As baterias de 6 volts pesam menos que baterias de 12 volts e podem ser manuseadas mais facilmente por uma pessoa. Em certas ocasiões, esse fato é um elemento determinante para uma tomada de decisão quando se considera essas duas baterias.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...