Mais
×

Diferença entre baterias de birch e de basswood

Atualizado em 21 novembro, 2016

A maioria dos bateristas sabe que tocar bem é apenas uma parte do que faz uma bateria soar excelente. O som de uma bateria depende inteiramente da qualidade de sua construção. Os tambores podem ser construídos a partir de diversos materiais como metal, acrílico, plástico, fibra de carbono e madeira. Cada tipo de madeira tem um impacto significante na tonalidade e ressonância de um kit. Birch e basswood são duas madeiras muito populares usadas ​​na fabricação dos tambores, cada uma delas com seus prós e contras.

A escolha do kit certo depende das necessidades de cada baterista (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Tambores

Os tambores de madeira são feitos de várias camadas finas de madeira. Quanto maior o número de camadas (geralmente são seis ou nove), maior o volume. A madeira usada na fabricação dos tambores é escolhida de acordo com sua disponibilidade, qualidade, funcionalidade e aparência. A funcionalidade significa que a madeira é fácil de ser moldada. As madeiras duras são geralmente mais ásperas e difíceis de dar acabamento, mas seu som é mais brilhante, com mais volume e maior projeção. Madeiras mais macias são mais fáceis de se trabalhar, com tonalidade mais grave e menor projeção. A madeira também é escolhida pelo visual e pela beleza no acabamento. Madeiras de maior qualidade muitas vezes recebem acabamentos laqueados, enquanto tambores com madeiras de menor qualidade podem ter revestimentos laminados ou de outros materiais.

Birch

Birch, também conhecia como bétula, é a segunda madeira mais popular usada na fabricação de tambores, atrás apenas de maple (bordo). Birch é uma madeira dura e densa conhecida por seu som brilhante e ótimo visual. Baterias feitas de birch são muito utilizadas em estúdios e turnês devido a sua alta frequência, durabilidade, tonalidade e volume. Sua árvore cresce de forma relativamente rápida e chega a ter um grande diâmetro, tornando birch uma madeira razoavelmente acessível e fácil de ser encontrada.

Basswood

Basswood é uma madeira macia muito abundante nos Estados Unidos e Canadá. Por ser mais fácil de ser encontrada, é usada para a fabricação de baterias mais econômicas. Basswood tem os nós uniformes. Ela produz sons mais graves, como o mogno ou maple, mas a um custo benefício muito maior. Seu som característico é bem encorpado e versátil, mas com menos volume e projeção. Cascos de basswood são geralmente revestidos pois não apresentam um bom visual quando laqueados.

Antes de tomar sua decisão

Na escolha entre um kit de basswood ou birch, o uso e o estilo do baterista devem ser considerados em primeiro lugar. Cada tipo de madeira tem elementos únicos de som e durabilidade, o que significa que um modelo nem sempre será o melhor para todo baterista. O preço de um kit também não é necessariamente o melhor reflexo de sua qualidade. Em alguns casos, os fabricantes usam madeiras de menor qualidade nas camadas internas do tambor, e madeiras de alta qualidade nas camadas exteriores. A oferta e a procura, bem como a facilidade de fabricação, são os fatores que mais determinam o custo de um kit de bateria. O tempo de construção do kit também influencia no seu custo. Por exemplo, madeiras de lei como birch levam mais tempo para terminar, o que pode elevar seu preço.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article