×
Loading ...

Diferença entre cal hidratada e cal virgem

Atualizado em 17 abril, 2017

A cal virgem, ou cal viva, é produzida pelo aquecimento do calcário. A cal hidratada é formada pela adição de água à cal virgem. Essas formas de cal são usadas em diversos segmentos industriais, como construção e agricultura. O calcário é um recurso natural que gera muitos tipos de produtos químicos que variam em aplicações. Ao trabalhar com calcário, o nível de acidez é importante e pode fazer a diferença no modo de uso.

O calcário é um recurso natural de formações rochosas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Produção de cal virgem

A cal virgem é usada na produção de outras substâncias químicas à base de cal. A variedade rica em cálcio vem de depósitos de calcário que contêm menos de 5 por cento de carbonato de magnésio, sendo que a maior parte corresponde a cálcio. Essa cal torna-se um composto químico conhecido como óxido de cálcio, cuja aparência é um sólido cristalino e alcalino. A cal virgem é produzida pelo aquecimento do calcário. Como um composto alcalino, o calcário rico em cálcio interage com outras substâncias e processos para produzir cal destinada a diferentes aplicações, como balanceamento de pH, absorção, tratamento de lama em áreas de construção e outras funções industriais.

Loading...

Diferenças na produção de cal hidratada

A cal virgem reage com a água para produzir cal hidratada. Por exemplo, a cal hidratada rica em cálcio é um pó seco que se combina com a água para produzir uma calda líquida que é bombeada para usinas industriais, produzindo uma substância química com alto pH -- fortemente alcalina. O hidrato dolomítico tipo N é produzido a partir da adição de água a uma determinada pressão atmosférica, de modo que se mistura somente com o óxido de cálcio do calcário. A água nessa cal rapidamente reage com a cal virgem para produzir partículas mais finas do que a cal hidratada normal.

Tipos de cal hidratada

Há três tipos principais de cal hidratada dolomítica. O primeiro é o tipo N, que é útil para neutralizar outras substâncias químicas. O tipo S vem de reações dentro de um recipiente fechado ou autoclave, e reage com a água sob alta pressão, produzindo partículas mais finas com uma solubilidade em água e plasticidade ainda maior. O terceiro é o tipo SA, que tem uma solubilidade em água ainda maior do que o tipo S. Outros subtipos de cal hidratada incluem massa de cal niagara, hidrato comestível e hidrato lubrificante-aditivo.

Aplicações

A cal hidratada tem diferente propósitos, dependendo da aplicação. Por exemplo, o hidrato dolomítico do tipo N é frequentemente usado em agricultura para a redução da acidez do solo. O tipo SA é, geralmente, usado na produção de misturas para argamassa que são resistentes ao clima e ao tempo. O hidrato comestível funciona como um conservante para a produção de tortilhas, pães, creme dental, pílulas farmacêuticas e refrescos em pó.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...