Mais
×

A diferença entre a cal viva e a hidratada

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Várias substâncias úteis para a indústria, lar e agriculta são fabricadas a partir da rocha sedimentar chamada calcário. Um deles é o cal agrícola, feito pela moagem do calcário em determinada granularidade. Podem ser produzidos dois outros materiais, chamados de cal viva e hidratada, a partir de processos adicionais.

O calcário é a fonte material para a cal viva e a hidratada (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Cal viva

A cal viva é também conhecida como cal queimada, mas o seu nome químico é óxido de cálcio. Ela é produzida, aplicando calor intenso ao calcário esmagado, geralmente em um forno giratório. Durante esse processo, chamado "calcinação", o produto original passa por uma reação química, produzindo a cal viva e restos, como dióxido de carbono.

Cal hidratada

A cal hidratada é também conhecida como cal apagada ou extinta, com nome químico de hidróxido de cálcio. Ela é produzida pela sujeição da cal viva a outro processo: adição de água para gerar outra reação química. Usa-se a quantia de água suficiente para se obter uma substância que é um pó seco, não líquido.

Aplicações dos produtos

A cal viva tem diversas utilizações na indústria. Ela pode desempenhar papel na reação química que cria calor nas latas de sopa de auto-aquecimento, por exemplo. Entre outras aplicações, a cal hidratada é útil para os jardineiros de casa. Por conta do seu nível alto de pH, ela pode ser implementada nos solos excessivamente ácidos, para torná-los mais acolhedores com determinadas espécies de plantas de horta ou jardim.

Uso da cal hidratada na jardinagem

Por conta da cal hidratada ser uma base forte, é importante examinar o pH atual do solo para saber se há acidez suficiente para justificar o uso dela. A terra ácida demais pode ser nociva às plantas, dada a acidez. É importante saber o nível de pH preferido especificamente pelas plantas na horta ou jardim, pois as diferentes espécies podem ter uma preferência de níveis que varia amplamente.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article