×
Loading ...

Qual a diferença entre católicos, anglicanos e puritanos?

Atualizado em 17 abril, 2017

O catolicismo, o puritanismo e o anglicanismo são seitas cristãs. Os puritanos e os anglicanos pertencem às religiões protestantes, que se separaram do catolicismo perto dos anos 1500. Devido ao fato de o anglicanismo ter emergido diretamente da separação da Igreja da Inglaterra com a Igreja Católica, suas missas são muito similares. Os puritanos quebraram a ligação completamente, mas muito de sua teologia influenciou movimentos protestantes norte-americanos, incluindo o adventismo e o pentecostalismo.

A Igreja Anglicana se espalhou por todo o império britânico (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Catolicismo

A Igreja Católica tem em suas raízes São Pedro e é uma das mais antigas instituições da Terra. Os católicos acreditam que o Papa tenha autoridade suprema e seja um mediador direto entre Deus e o homem. O catolicismo foi a religião oficial do Império Romano do ano 380 até sua queda, espalhando-se para muitas regiões do mundo. A Igreja é centralizada na cidade do Vaticano, que é uma entidade soberana, além de uma diocese sob liderança do Papa.

Loading...

Anglicanismo

O anglicanismo, também conhecido como Igreja da Inglaterra, emergiu em parte quando o rei Henrique 8 rompeu com a Igreja Católica após uma disputa sobre a anulação de seu primeiro casamento. Nos séculos seguintes, o anglicanismo se afastou da tradição católica, mas reteve muitos pontos em comum, incluindo o conceito da sucessão apostólica. Essa crença diz que bispos ordenados são os sucessores adequados dos 12 apóstolos originais e, portanto, têm autoridade e poder dados a eles por Jesus Cristo.

Puritanos

Os puritanos se originaram dentro da Igreja Anglicana. Eles se definiam por seu desejo de eliminar as ligações restantes da Igreja da Inglaterra com o catolicismo e por seu rígido sistema de crenças, que rejeitou qualquer "líder" da igreja que não Cristo. Apesar de não obterem sucesso na Inglaterra, a colônia norte-americana da baía de Massachusetts, que era principalmente puritana, tornou-se uma grande influência no pensamento religioso e no desenvolvimento do governo americano.

Diferenças teológicas

O anglicanismo é considerado um "meio-termo" entre o catolicismo e o protestantismo. Existem algumas diferenças maiores na teologia e na estrutura da Igreja entre os dois, mais notadamente em suas instâncias diferentes sobre a transubstanciação. Os católicos creem que a eucaristia literalmente se torna o corpo de Cristo, e os anglicanos acreditam que ela seja simbólica. As duas Igrejas são estruturadas diferentemente também, com a Igreja Católica tendo uma hierarquia muito mais rígida que a da Inglaterra.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...