A diferença entre chalota e cebolinha

Escrito por angela gilbert | Traduzido por elimar martins
A diferença entre chalota e cebolinha
Chalotas e cebolinhas combinam perfeitamente (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Tanto as chalotas quanto as cebolinhas fazem parte da mesma família botânica que as cebolas, mas são diferentes -- cada uma possui qualidades, sabor e usos específicos. Você pode substituir um vegetal pelo outro em algumas receitas, mas, na maioria dos casos, não é aconselhável.

Chalotas: perfil

À primeira vista, uma chalota parece uma versão menor de uma cebola, já que ambas possuem a mesma pele escamosa. No entanto, ao abri-la, você notará que ela é separada em seções. Embora interiormente se pareça com um dente de alho, em termos botânicos, é mais próxima da cebola.

Quanto ao sabor, flutua entre a cebola e o alho. Embora sejam mais doces e menos picantes que a maioria das cebolas, seu sabor é mais pungente -- apesar de não ser tão concentrado quanto o de um alho. Elas também podem ser fritas, refogadas, assadas ou conservadas.

As chalotas podem ser armazenadas em um local seco e arejado por até seis meses, e são geralmente mais dispendiosas que as cebolas.

A diferença entre chalota e cebolinha
As chalotas são geralmente encontradas em hipermercados ou feiras de produtores (Tay Jnr/Digital Vision/Getty Images)

Cebolinas: perfil

Apesar do nome, as cebolinhas não são cebolas pequenas. Na verdade, com seu formato delgado, base branca e topo cilíndrico verde, elas são bem diferentes das cebolas e chalotas. Seus bulbos não crescem muito, mesmo quando estão completamente maduros.

Quanto ao sabor, as cebolinhas são mais suaves que as cebolas, e suas folhagens verdes acrescentam textura e cor a muitas receitas. Elas ficam ótimas quando grelhadas ou ligeiramente refogadas, mas são geralmente consumidas cruas.

As cebolinhas são mais acessíveis que as cebolas comuns, mas também mais perecíveis. Deve-se armazená-las em um local frio e úmido, como em um plástico perfurado dentro da gaveta de verduras da geladeira por sete a dez dias.

A diferença entre chalota e cebolinha
As cebolinhas estão amplamente disponíveis em mercearias e supermercados (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Chalotas: usos culinários comuns

As chalotas são geralmente usadas na culinária francesa, indiana e árabe, e são normalmente assadas com carnes, refogadas e caramelizadas em um curry ou fatiadas finamente e incorporadas a molhos à base de iogurte. Elas são usadas em receitas francesas de vinagrete, ao invés de alho, ou conservadas com pepinos e outras especiarias indianas. É possível encontrar lascas de chalotas fritas e crocantes em algumas mercearias asiáticas, que são usadas como guarnições para sopas ou pratos à base de arroz.

Ao substituir cebolas comuns por chalotas, use metade da quantidade indicada na receita, ou seja, use 1/2 xícara de chalotas no lugar de uma xícara de cebolas.

Cebolinha: usos culinários comuns

As cebolinhas são populares em muitas cozinhas, e são geralmente usadas cruas, como um toque final a um prato. Na salada de atum a refogados, elas conferem uma textura crocante e picante às receitas. Também são acrescentadas a massas e frituras, como panquecas. As cebolinhas ficam ótimas quando assadas ou refogadas, o que acentua seu sabor doce, e combinam com diferentes carnes e vegetais.

Essa hortaliça pode substituir cebolas em refogados e curries, desde que você utilize o bulbo branco ao invés das folhagens.

Substituindo cebolinha e chalota

Na maioria dos casos, não é recomendável substituir cebolinhas por chalotas ou vice-versa. Pratos que combinam com ambos os vegetais são molhos à base de iogurte, sopas e refogados.

Substituir chalotas por cebolinhas conferirá um sabor levemente picante, menos pungente à receita, e é necessário dobrar a quantidade indicada. Ao substituir cebolinhas por chalotas, utilize a metade da quantidade indicada na receita, uma vez que elas são mais fortes. Adicione-as com antecedência para diluir seu sabor.