Diferença entre chips de alta e baixa densidade

Escrito por paul king | Traduzido por ninah coracini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferença entre chips de alta e baixa densidade
Chips de memória de baixa e de alta densidade possuem diferenças distintas e nem sempre são intercambiáveis (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Com o custo de memória de baixa densidade em ascensão, e o aumento do número de comerciantes vendendo a memória de alta densidade com um preço menor, o consumidor médio se depara com três questões importantes. Qual é a diferença entre memória de baixa e de alta densidade? Posso usar o material de alta densidade mais barato? Como eu posso diferenciar um chip do outro? Compradores: atenção. Antes de tirar o seu cartão de crédito e fazer seu pedido, certifique-se que você tem as respostas na mão.

Outras pessoas estão lendo

Como é medida a densidade de memória

Densidade de memória é a medida da largura de um chip em relação a sua profundidade. Quando a informação está em um módulo de memória, ela aparece como "DxW-S." Essas marcações são lidas como "Depth by Width - Speed" (profundidade por largura - velocidade"). A profundidade é medida em megabits, a largura em bits e a velocidade em nanossegundos.

Memória de alta densidade

A memória de alta densidade é configurada com uma alta profundidade e uma largura muito estreita. Um módulo de memória de alta densidade de 1 gigabyte comum contém 16 chips que medem 128Mx4 (as velocidades variam).

Memória de baixa densidade

No caso de chips de baixa densidade, a profundidade é menor com uma largura mais ampla. Um módulo de memória de baixa densidade de 1 gigabyte tem 16 chips que medem 64Mx8 (as velocidades variam).

Saber a diferença

Infelizmente, saber a diferença entre baixa e alta densidade de memória nem sempre é fácil. Muitas vezes, a informação sobre a densidade não vem impressa no módulo de memória. Nestes casos, os consumidores têm poucas opções disponíveis para determinar se um módulo é de alta ou baixa densidade. Se o número de peça do chip estiver visível, você pode procurá-lo on-line e verificar a informação disponível. É possível entrar em contato com o fabricante do módulo e simplesmente perguntar se ele é de baixa ou de alta densidade. Finalmente, faça negócios com comerciantes de respeito e estabelecidos ao planejar uma atualização de memória.

Problemas de compatibilidade

A compatibilidade é uma grande preocupação quando se tenta decidir se a memória de alta densidade mais barata é uma opção viável. Infelizmente, a resposta provavelmente é não. A partir de 2011, apenas 10 por cento das placas-mãe são capazes de utilizar módulos de memória de alta densidade. Em contrapartida, a percentagem de placas-mãe que podem utilizar módulos de memória de baixa densidade se aproxima do 100 por cento. Se você está decidido a usar a memória de alta densidade em sua máquina, entre em contato com o revendedor ou fabricante de seu computador para garantir que seu sistema seja compatível com ela.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível