×
Loading ...

Diferença entre uma churrasqueira a carvão com grade de malha e uma com tampa fechada

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A churrasqueira a carvão incorpora a mais primitiva das técnicas de cozimento: preparar comida sobre um fogo vivo alimentado por madeira carbonizada. Essas churrasqueiras vêm em duas versões possíveis: com e sem tampa. Ambas são eficientes e possuem suas vantagens e desvantagens. Entender as técnicas apropriadas de grelhar para cada tipo de churrasqueira permitirá usá-las da forma mais eficiente.

As churrasqueiras abertas são melhores para grelhar com calor direto (Grilling Hamburgers On a Nice Summer Day image by Chuck Alexander from Fotolia.com)

Grelhado direto e indireto

Uma churrasqueira normalmente utiliza um dos dois métodos de cozimento: direto ou indireto. As churrasqueiras abertas normalmente são maiores e têm uma bacia grande para colocar o carvão vivo, além de uma superfície de cozimento em forma de grade. Elas normalmente utilizam o método de cozimento direto, pois o carvão é colocado na bacia e cozinha a carne que fica diretamente em cima.

As grades com tampa (incluindo as com forma de tanque) permitem grelhar de forma direta ou indireta. A configuração indireta geralmente implica colocar uma pilha de carvão vivo a cada lado com uma área aberta no centro da superfície, na qual é colocada a comida; durante o cozimento, a tampa é fechada. Esse método permite cozinhar a uma temperatura menor e por mais tempo, o que dá um gosto mais defumado e uma carne mais macia.

Loading...

Métodos baseados no tipo de comida

As comidas mais recomendadas para uma churrasqueira aberta são as que requerem menos tempo de cozimento e são melhores quando seladas, como salsichas, hambúrgueres, bifes, peitos e coxas de frango e outras carnes.

As churrasqueiras fechadas são melhores para cortes mais duros, gordurosos ou maiores de carne, como costelas. Os tempos maiores de cozimento a uma temperatura maior decompõem as fibras de gordura e cozinham cortes maiores de forma mais profunda sem secar ou queimar o exterior. Isso permite obter mais sabor e maciez.

Melhores combustíveis

A madeira dura de alta qualidade é a melhor para ambas técnicas. O carvão natural de madeira carbonizada, sem petróleo ou outros aditivos, é a melhor opção, especialmente em churrasqueiras abertas, pois acende mais rápido e fica mais quente.

Combinar madeira natural com briquetes, no entanto, criará um cozimento mais lento para a churrasqueira fechada. Adicionar lasquinhas de madeira para defumar ou pedaços de tronco dará um gosto mais defumado.

Limpeza e manutenção

O guru das grelhas Steven Raichlen, animador de dois programas sobre churrascos na TV estadunidense, recomenda seguir duas regras para o sucesso: manter a grelha limpa e lubrificada. Uma escova dura com cabo comprido ajuda a remover o excesso de gordura e cinzas da churrasqueira. Vários tipos de aparelhos, especialmente os que têm tampa, devem ser curados ou preparados antes do primeiro uso e ocasionalmente ao longo da vida útil. Isso normalmente se faz cobrindo todas as superfícies internas, incluído o interior da tampa, com gordura vegetal ou spray antiaderente e aquecendo o dispositivo por várias horas, o que cria uma camada de proteção nas superfícies. Passe uma toalha de papel coberta de azeite de oliva sobre as grades antes de utilizá-las evitará que a carne grude e, portanto, o excesso de resíduos.

Advertências especiais

Ambas técnicas de grelhado requerem certas medidas de segurança para evitar queimaduras ou outros acidentes. Use luvas resistentes ao calor, pinças compridas e espátulas ao mover ou remover a carne para se proteger do material quente. Uma pinça comprida permitirá também levantar a grelha para adicionar pedaços de carvão e madeira durante o cozimento.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...