×
Loading ...

Como saber a diferença entre coelhos macho e fêmea

Atualizado em 22 julho, 2017

Seja você um aspirante a conhecedor de animais ou esteja apenas procurando por um novo bicho de estimação, não é necessário ser um especialista em coelhos para saber a diferença entre um macho e uma fêmea. Assim que os coelhos tiverem mais de um mês de vida, provavelmente você poderá ver de longe as características distintivas das fêmeas e dos machos. Se o coelho for filhote ou se você não conseguir notar a diferença, mas puder chegar perto dele, poderá determinar o sexo do animal rapidamente.

Instruções

Não é muito difícil descobrir o sexo de um coelho (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    À distância

  1. Veja a forma geral do coelho. A fêmea costuma ter a cabeça e o corpo mais arredondados do que o macho.

    Loading...
  2. Compare o tamanho dos corpos. As fêmeas costumam ser maiores do que os machos.

  3. Procure por uma dobra de pele embaixo do queixo do coelho. As fêmeas de raças médias a grandes têm essa dobra, chamada de barbela. Contudo, nem todas as raças têm essa característica.

  4. Procure pelos testículos entre as pernas do coelho, um sinal claro de que ele é um macho.

  5. Se ainda não conseguir notar o sexo do coelho, mas puder se aproximar o suficiente para pegá-lo, siga os passos seguintes.

    Inspeção próxima

  1. Segure firmemente o coelho e vire-o de costas, com as pernas apontando para você; certifique-se de que os pés dele estejam acima da cabeça.

  2. Se você encontrar mamilos, o coelho é uma fêmea. Contudo, a ausência dos mamilos não significa que ele seja um macho. É preciso fazer uma inspeção mais aprofundada.

  3. Assim que o coelho relaxar, utilize uma mão para segurá-lo firmemente e, com a outra mão, separe gentilmente as pernas traseiras dele.

  4. Procure por duas aberturas próximas da base da cauda. A abertura mais afastada da cauda contém a genitália.

  5. Utilize o dedo indicador e o dedão para aplicar pressão nos dois lados dos genitais.

  6. Inspecione atentamente a saliência.

  7. Se encontrar uma forma tubular ligeiramente rosa, com uma ponta arredondada e uma pequena abertura redonda, você tem um macho.

  8. Caso a saliência se pareça com uma forma oval inclinada e apresente uma fenda ao invés de uma abertura redonda, você tem uma fêmea.

Loading...

Dicas

  • Caso você se sinta desconfortável segurando o coelho de costas, peça para um amigo segurá-lo enquanto você o inspeciona.
  • Trabalhe rápido para minimizar o desconforto do coelho.

Referências

Loading ...
Loading ...