Diferença entre contador e analista financeiro

Escrito por rose johnson | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferença entre contador e analista financeiro
Alguns contadores públicos abrem seus próprios escritórios quando se retiram do serviço público (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Contadores e analistas financeiros desempenham um papel importante nos departamentos financeiros das empresas. Ambos mantêm a conformidade financeira, registram e analisam as operações. Embora haja semelhanças entre os dois, há também diferenças importantes. Se você está interessado em uma carreira no mundo dos negócios, considere os pontos de convergência e divergência para ajudá-lo a tomar uma decisão sobre o seu futuro.

Outras pessoas estão lendo

Deveres do contador

Contadores se especializam em diversas áreas. Os contadores públicos costumam trabalhar como auditores fiscais e profissionais, prestando serviços de consultoria. Contadores gerenciais normalmente trabalham em equipes que se concentram no planejamento estratégico e no controle de custos. Eles registram informações financeiras utilizadas para criar orçamentos e controle de custos do produto. A equipe gerencial da empresa utiliza os relatórios produzidos por auditores gerenciais. Contadores forenses trabalham com empresas e profissionais do direito para detectar atividades ilegais que ocorrem em departamentos de contabilidade. Contadores financeiros registram transações e as informações registradas por eles são para uso externo e interno.

Deveres do Analista Financeiro

Um analista financeiro pode trabalhar na indústria de investimento ou para empresas privadas e públicas. Os que trabalham na indústria de investimento analisam informações e constroem modelos financeiros, lidando com fusões e aquisições, alavancamento de finanças, investimentos pessoais e gestão de ativos. Os que trabalham em outros setores analisam as demonstrações financeiras de uma empresa e as tendências para fazer recomendações orçamentais e financeiras com base nas descobertas de suas análises.

Formação

A maioria dos contadores possui pelo menos um diploma de bacharel em contabilidade. Algumas empresas contratam profissionais diplomas relacionados a finanças ou outros diplomas relacionados a negócios. Muitos empregadores exigem que os contadores públicos possuam um mestrado em contabilidade ou áreas afins. Os analistas financeiros geralmente possuem pelo menos um diploma de bacharel em finanças, contabilidade, economia ou estatística. Alguns empregadores, especialmente os bancos de investimento, exigem que eles tenham um mestrado em administração de empresas.

Certificação e licenciamento

O tipo mais comum de certificação para os contadores é a designação de contador público certificado. Outras certificações incluem a designação de auditor interno certificado, a de contador certificado de gestão e a de auditor certificado de sistemas de informação. Os analistas financeiros podem ganhar uma certificação como analista financeiro privilegiado.

Salários

De acordo com as estatísticas, o salário médio para os contadores a partir de 2010, nos EUA, é de $ 61.690. Os 10% dos trabalhadores com os maiores salários ganham $ 106.880 e os 10% com os menores ganham $ 38.940. O salário médio de um analista financeiro a partir de 2010 é de $ 74.350. Os 10% com os maiores salários ganham $ 141.700, e os 10% com os menores ganham $ 44.490. Os relatórios estatísticos registram que os contadores que vivem no Distrito de Columbia, Colorado, Delaware, Nova Iorque e Massachusetts ganham os salários mais altos e para os analistas financeiros são os que vivem em Nova Iorque, Califórnia, Texas, Massachusetts e Illinois.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível