Qual a diferença entre o curry amarelo e o verde?

Escrito por irena eaves | Traduzido por josé do pinho
Qual a diferença entre o curry amarelo e o verde?
A maioria dos curries usam ingredientes muito similares (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Os curries tailandeses são diferenciados por suas cores, que enfatizam os principais ingredientes que dão a cada carry seu sabor característico. Em sua essência, a maioria dos curries são relativamente semelhantes. Em todos eles contém pimenta, leite de coco e especiarias semelhantes para alcançar seu sabor. Mas pequenas diferenças produzem dois pratos muito diferentes.

Pimentas

A variedade de pimentas usadas ​​afeta tanto a cor como o sabor do curry. O verde é a único feito de pimentas verdes frescas. Isso produz um fresco, quebradiço e saboroso curry com uma cor muito distinta. O curry amarelo, assim como o vermelho, usa uma base de pimentas vermelhas secas. Curries amarelos e vermelhos tendem a ser mais suaves, mas com um sabor mais intenso do que o verde, devido às pimentas secas.

Temperos

A variedade de tempero usado nos carries amarelo e verde representam suas diferenças de sabor e cor. O verde conta com coentro e cominho para fornecer o seu sabor característico. A cúrcuma dá ao amarelo sua tonalidade brilhante e sabor suave. A cúrcuma é uma raiz da família do gengibre, e geralmente é disponível seca na seção de tempero da maioria dos supermercados. Alguns cozinheiros preferem usar curry em pó, pois ele é embalado com açafrão, coentro, cominho e várias outras especiarias.

Aromas

Os curries amarelo e verde têm mais em comum quando se trata de aroma. Cebolinha, alho, gengibre e erva-cidreira adicionam sabor à maioria das variedades de curry. Ambos os curries dependem do mar para aprofundar o seu sabor, ou com molho de peixe ou pasta de camarão. Curries verdes são infundidos com sabor cítrico do suco, raspas e folhas de limão.

Ardor

O curry verde tem uma reputação de ser o mais picante de todas as variedades. As pimentas verdes frescas utilizados no prato são mais ardidas do que as pimentas vermelhas secas usadas ​no amarelo. O curry amarelo tende a ser mais doce e menos picante do que o verde, embora o tempero do prato varie de cozinheiro para cozinheiro.