Mais
×

A diferença entre demanda dependente e independente

Atualizado em 22 novembro, 2016

Muitas vezes, os consumidores são familiarizados com a lei básica da oferta e da procura: quanto mais clientes desejam um produto, maior a oferta de fabricantes do item. Esse tipo de demanda é realmente um dos vários tipos levados em consideração para decidir quanto de um produto produzir. A demanda dos clientes, ou independente, é a demanda para o produto final, enquanto a demanda dependente é a necessidade do fabricante de obter as peças para a produção do item.

A demanda dos clientes, ou independente, é para o produto final (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Visibilidade da demanda

A demanda dos clientes é normalmente chamada independente, enquanto a dependente é a demanda interna. Por exemplo, a demanda do cliente por um novo aparelho de televisão é independente, enquanto a demanda dos fabricantes pelos componentes utilizados para a construção de cada aparelho é dependente. A demanda dependente é, geralmente, invisível para a maioria dos clientes, já que eles não veem o processo de fabricação, mas apenas o produto final nas prateleiras da loja.

Previsão

As demandas independentes e dependentes afetam a economia em geral, mas as empresas costumam basear suas projeções de lucro principalmente fora da quantidade da demanda independente pelo produto. A demanda dependente pelos componentes de um produto, no entanto, pode figurar em quanto a empresa espera produzir do item e o preço que, em última análise, será cobrado do cliente no final do processo.

Cadeia de suprimentos

A demanda independente por um produto desencadeia uma série de reivindicações dependentes. Por exemplo, se houver uma demanda independente por 5.000 aparelhos de televisão, o varejista deve encomendar as unidades do seu atacadista. O atacadista, em seguida, encomenda do fabricante, que deve, então, adquirir os componentes da construção de cada unidade das pessoas responsáveis pela produção. Além disso, os varejistas muitas vezes baseiam suas ordens na demanda prevista em vez de basearem-se na demanda real e podem solicitar alguns itens extras para contabilizar os erros de previsão.

Considerações

A demanda independente é assim chamada porque é o único tipo que não precisa da procura de outra pessoa para provocá-la. Alguns analistas podem fazer previsões sobre o sucesso de uma empresa com base nesse tipo de demanda. Embora seja invisível para a maioria dos consumidores, ela ajuda a impulsionar a economia, pois os fabricantes compram uns dos outros para a produção e o atendimento da demanda dos clientes.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article