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A diferença entre o desenvolvimento motor e cognitivo

Atualizado em 17 abril, 2017

Simplificando, a principal diferença entre o desenvolvimento motor e o cognitivo é que, enquanto o desenvolvimento motor refere-se ao desenvolvimento do corpo e das suas características e habilidades físicas; o desenvolvimento cognitivo refere-se ao desenvolvimento da mente. No entanto, eles se sobrepõem; porque a mente e o corpo humano desenvolvem-se conjuntamente.

O desenvolvimento cognitivo e motor ocorre durante toda a infância (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Alterações físicas

O desenvolvimento motor ocorre conforme ocorrem alterações físicas no decurso do desenvolvimento de uma pessoa. Essas mudanças físicas incluem ganho de peso e o crescimento geral, bem como os avanços no desenvolvimento das percepções sensoriais, de tal forma que as crianças tornam-se mais conscientes do seu espaço físico e do local que habitam. O desenvolvimento motor avança junto com esses desenvolvimentos físicos.

Alterações do desenvolvimento motor

Quando crianças, nossos reflexos são a representação da capacidade motora primária dos seres humanos. No entanto, conforme o seu desenvolvimento progride, ganhamos mais e mais habilidades motoras avançadas, incluindo o controle confortável dos seus membros, cabeça e tronco. Algo tão simples como levantar a cabeça pode ser um importante passo no desenvolvimento motor. Da mesma forma, conforme nosso desenvolvimento físico continua, as habilidades motoras se tornam mais complicadas e avançadas. Por exemplo, as crianças aprendem a usar os músculos menores para habilidades motoras mais refinadas.

Psicologia do desenvolvimento

Na psicologia do desenvolvimento, os especialistas estudam por que as crianças pensam de maneira diferente dos adultos. Em outras palavras, por que a resposta de uma criança a uma questão em particular é diferente da resposta de um adulto? Eles descobriram que a mente de uma criança é intrinsecamente diferente da mente de um adulto. Ainda que os desenvolvimentos motor e físico sejam relevantes para o motivo pelo qual a mente de uma criança é diferente, a maioria dos especialistas foca mais no desenvolvimento cognitivo do cérebro.

Quatro estágios de Piaget

Jean Piaget foi um pensador suíço do século 20, que desenvolveu uma teoria sobre o desenvolvimento infantil em que o crescimento cognitivo é o aspecto mais central do desenvolvimento. Talvez por causa da sua formação em biologia e por estudar a natureza, Piaget acreditava que os seres humanos, como as outras criaturas, adaptavam-se ao seu ambiente. Ele entendia essa adaptação como uma expressão do desenvolvimento cognitivo. Sua teoria é composta por quatro fases de desenvolvimento cognitivo: (1) de zero a 2 anos de idade, os seres humanos aprendem que podem controlar seu ambiente físico; (2) de 2 a 7 anos de idade, os seres humanos desenvolvem padrões de pensamento mais avançados e sofisticados e podem resolver problemas conceituais; (3) de 7 a 11 anos de idade, os seres humanos começam a pensar sobre a solução dos problemas físicos; e (4) dos 11 aos 15 anos de idade, os seres humanos começam a raciocinar e pensar em soluções para os problemas lógicos.

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