×
Loading ...

Qual a diferença entre detergentes lava-louças e lava-roupas?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os lava-louças líquidos contêm aditivos suavizantes e agentes antibacterianos que os lava-roupas não têm, e estes últimos contêm alvejantes, agentes construtores e amaciantes, mas não os primeiros. É prático pensar que um detergente lava-roupas seja mais reativo quimicamente do que o lava-louças e, portanto, melhor para remover manchas das roupas, mas é prejudicial à pele.

Os detergentes lava-louças e lava-roupas contêm alguns ingredientes muito diferentes (container of liquid for cleaning dishes/glass.cleaning product image by L. Shat from Fotolia.com)

Considerações

Os diferentes tipos de lava-roupas líquidos contêm diferentes ingredientes, e o mesmo é verdadeiro para os lava-louças. Nem todos os tipos desses detergentes contêm todos os diferentes ingredientes aqui discutidos.

Loading...

Similaridades

Segundo a Soap and Detergent Association, tanto o lava-louças como o lava-roupas líquidos contêm os seguintes ingredientes: agentes de limpeza (também conhecidos como surfactantes), que reduzem a tensão de superfície da água, levantando a sujeira ou terra e deixando-a em suspensão para que seja descartada com a água; enzimas que decompõem manchas complexas e sujeiras; estabilizadores para ajudar a manter o produto durante sua vida útil ou promover uma alta função formadora de espuma; corantes para adicionar atração ao produto; fragrâncias para produzir aromas distintos, bem como conservantes ou encapsulados para evitar a deterioração ou separação dos ingredientes.

Advertência

Apesar de suas similaridades, os dois tipos de líquidos de lavagem não devem ser usados de maneria intercambiável. Os alvejantes e polímeros encontrados em muitos lava-roupas líquidos podem, após contato prolongado, lesionar seriamente a pele humana. Além disso, o lava-louças líquido é simplesmente um detergente fraco demais para ser um substituto eficaz do lava-roupas líquido. Se absolutamente necessário, você pode usar lava-louças líquido para lavar manualmente tecidos delicados, mas é provável que será melhor usar lava-roupas líquidos específicos para essa finalidade.

Ingredientes específicos do lava-louças líquido

Aditivos suavizantes podem ser encontrados no detergente lava-louças, mas não no lava-roupas. As empresas os colocam no detergente líquido para evitar um desgaste desnecessário da pele ou proporcionar propriedades benéficas. Esses aditivos podem incluir agentes umidificantes, óleos e compostos proteicos. Como o lava-louças líquido destina-se ao contato frequente com a pele humana, o que não é o caso do lava-roupas, faz sentido que os aditivos suavizantes não sejam encontrados no detergente lava-roupas.

Muitos tipos de lava-louças líquido contêm agentes antibacterianos que oferecem proteção às mãos contra bactérias; esses agentes destinam-se especificamente ao contato com a pele humana e não são incluídos na maioria dos lava-roupas líquidos.

Ingredientes específicos do lava-roupas líquido

Vários ingredientes encontrados no detergente lava-roupas não são encontrados no lava-louças. Entre estes estão os construtores que aumentam a eficiência de lavagem do surfactante por meio da inativação dos minerais de dureza da água; polímeros (também conhecidos como agentes antirredeposição) que ajudam a capturar e prender sujeiras e corantes, enviando-os à drenagem para evitar nova deposição nos tecidos lavados; alvejante de oxigênio que mantém a cor e a brancura; amaciantes que reduzem a fricção nos tecidos ou a eletricidade estática, e inibidores da corrosão que protegem da corrosão as peças da máquina de lavar.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...