×
Loading ...

Diferença entre a digitação no sax alto e no clarinete

Atualizado em 17 abril, 2017

A maioria das combinações de digitações do saxofone alto e do clarinete é diferente. Contudo, existem algumas semelhanças entre os dois instrumentos. Muitas vezes, alguém que sabe tocar clarinete consegue rapidamente aprender saxofone. Isso se deve, em parte, à embocadura necessária para tocar o clarinete. Os clarinetistas têm uma embocadura mais forte do que os saxofonistas. Os músculos e a posição dos lábios que ajudam a tocar um instrumento são a embocadura.

O sax alto e o clarinete têm muitas digitações iguais (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Extensão

O clarinete consegue atingir notas muito mais graves do que o saxofone alto. O saxofone alto não tem a capacidade de tocar muitas notas do registro mais grave do clarinete — o registro chalumeau. Contudo, tanto o clarinete como o sax alto podem tocar notas no centro da extensão conhecida como registro de clarinete, neste instrumento. O registro chalumeau começa no mi abaixo do dó central e termina no si bemol abaixo do dó central. A nota mais grave do sax alto é um lá abaixo do dó central.

Loading...

Registro grave

Na primeira oitava do sax alto, do lá abaixo do dó central até o ré bemol uma oitava acima, as digitações do sax alto e do clarinete são completamente diferentes. Você precisará aprender digitações completamente novas para esse registro se quiser aprender a tocar o clarinete e o saxofone alto. A melhor maneira de aprender as novas digitações é consultando uma tabela de digitação e aprendendo suas escalas maiores e menores.

Registro médio

O registro médio, do ré abaixo do dó central até o si duas oitavas acima, usa as mesmas digitações que o clarinete. As digitações mudam para o restante do registro médio no sax alto, começando no dó duas oitavas acima do dó central. Desse ponto em diante, no registro médio, você terá que aprender novas digitações para conseguir tocar os dois instrumentos. O registro médio é aquele em que a maioria dos iniciantes toca, o que torna fácil passar de um instrumento para o outro.

Clarinetes e saxofones

Tanto os clarinetes como os saxofones têm quatro variedades. Embora cada instrumento soe em um registro diferente, as notas escritas para todos os saxofones usam as mesmas digitações, e o mesmo é válido para os clarinetes. Por exemplo, o sax soprano, na realidade, soa um tom mais grave que o sax alto. Mas recebe o nome soprano por ter um timbre mais estrídulo. O mesmo vale para os clarinetes. Isso possibilita se alternar entre os diferentes tipos de clarinetes, sejam soprano, alto, baixo ou contrabaixo. Nos saxofones são os sopranos, altos, tenores e barítonos que possuem a mesma digitação.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...